Papa expressa desejo de visitar África em próxima viagem

AVIÃO PAPAL, 2 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV revelou nesta terça-feira (2), durante coletiva de imprensa concedida a bordo do avião da Ita Airways, que “possivelmente” sua próxima viagem será para o continente africano.   

“Espero fazer uma viagem à África, possivelmente minha próxima”, afirmou o Pontífice ao regressar à Itália, após deixar o Líbano e concluir a primeira visita internacional de seu pontificado.   

Entre os destinos cogitados, a Argélia ocupa um lugar especial, tendo em vista que o Papa deseja visitar os locais ligados à vida de Santo Agostinho.   

“Pessoalmente, espero ir à Argélia para visitar os lugares associados à vida de Santo Agostinho”, disse ele, destacando a importância do santo para o diálogo inter-religioso.   

Segundo o líder da Igreja Católica, a figura agostiniana “ajuda muito para o diálogo, a construção de pontes entre os mundos cristão e muçulmano”.   

Ao longo da coletiva, Leão XIV recordou que já esteve no país norte-africano em outra etapa de sua vida. “Já estive lá no passado, em outra função”, comentou, em uma referência ao período em que atuou como chefe da Ordem dos Agostinianos.   

Após a possível passagem pela Argélia, Robert Prevost adiantou que “alguns outros” países também podem integrar o roteiro, embora detalhes ainda estejam sendo definidos. “Estamos trabalhando nisso”, acrescentou.   

Questionado sobre uma eventual visita à América Latina, o Papa confirmou que há expectativas em passar por vários países da região: “Argentina e Uruguai aguardam a visita do Papa”, afirmou, destacando também que “certamente o Peru” está na lista de possibilidades, além de “outros países”. No entanto, ele ponderou que “o projeto ainda não está finalizado”. (ANSA).