VATICANO, 24 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV enviou um vídeo para a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por ocasião do II Encontro Sinodal de Reitores de Universidades, um evento acadêmico que visa consolidar o compromisso universitário “com o cuidado da nossa casa comum”.
O encontro é organizado pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), com o apoio da Pontifícia Comissão para a América Latina (Pcal) por meio da iniciativa Construindo Pontes, e dá continuidade ao primeiro encontro “Organizando a Esperança”, realizado em 2023 na Santa Sé, com a participação do papa Francisco.
Além disso, o evento celebra o aniversário de 10 anos da encíclica ambientalista de Francisco, a “Laudato si'” (em português, “Louvado sejas”), que tem críticas ao consumismo desenfreado e um pedido por novos modelos de desenvolvimento que levem em conta a proteção do planeta.
“Sei que vão realizar um trabalho sinodal de discernimento como preparação para a COP30. Vão refletir juntos sobre uma possível remissão entre a dívida pública e a dívida ecológica, uma proposta que o papa Francisco havia sugerido em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz”, disse o religioso no vídeo.
Robert Francis Prevost ressaltou que espera “motivar os reitores a serem construtores de pontes de integração entre as Américas e a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental”.
Por fim, o novo líder da Igreja Católica agradeceu todos pelos esforços e trabalho e concluiu com “a bênção de Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo”.
A caminho da COP30 em Belém e no contexto do 10º aniversário da encíclica Laudato si’, o evento chega ao seu último dia neste sábado (24) com autoridades universitárias, representantes de governos e organismos multilaterais em uma proposta sinodal que promove a escuta e a ação concreta diante da crise climática.
(ANSA).