ANCARA, 27 NOV (ANSA) – O papa Leão XIV teve um encontro bilateral nesta quinta-feira (27) com o líder da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara, marcado por discussões sobre migração, paz mundial e o conflito no Oriente Médio.
Em discurso transmitido pela emissora estatal TRT, após a reunião, Erdogan afirmou que a questão migratória foi um dos principais temas abordados.
“Enfatizamos a importância de abordar os fatores que forçam as pessoas a migrar, bem como de apoiar aqueles que são forçados a migrar”, declarou o líder turco, ao lado do próprio Pontífice.
Erdogan enfatizou ainda que ficou “satisfeito em ver que nos unimos em torno de uma abordagem que promove a paz, prioriza a justiça e a compaixão diante de desafios globais como conflitos, crises humanitárias, pobreza, injustiça e mudanças climáticas”.
O presidente da Turquia também destacou a posição do Papa em relação à situação na Palestina. “Sempre apreciamos a posição resoluta de nosso estimado convidado e de seus antecessores sobre a questão palestina”, afirmou Erdogan, criticando fortemente as ações militares de Israel.
Segundo ele, “o governo israelense vem bombardeando assentamentos civis há meses, incluindo igrejas, mesquitas, hospitais e escolas”.
O turco citou, ainda, o ataque contra a Igreja da Sagrada Família, a única igreja católica em Gaza. “Gostaria de aproveitar esta oportunidade para oferecer mais uma vez minhas condolências”, completou.
O discurso de Erdogan foi realizado na biblioteca do palácio presidencial, com a presença de Leão XIV, que faz sua primeira visita internacional desde o início de seu pontificado. (ANSA).