CIDADE DO VATICANO, 27 ABR (ANSA) – O papa Francisco doou US$ 500 mil para ajudar migrantes bloqueados na fronteira do México com os Estados Unidos.
Segundo o site do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação de donativos da Igreja Católica, o dinheiro será distribuído entre 27 projetos realizados por 16 dioceses e congregações religiosas mexicanas.
“Nos últimos meses, milhares de migrantes chegaram ao México, após uma viagem de mais de 4 mil quilômetros a pé a partir de Honduras, El Salvador e Guatemala. Homens e mulheres, frequentemente com crianças pequenas, fogem da pobreza e violência, com a esperança de um futuro melhor nos Estados Unidos, mas a fronteira permanece fechada para eles”, diz um comunicado oficial.
Segundo a nota, o México recebeu seis caravanas de migrantes em 2018, totalizando 75 mil pessoas, muitas das quais são hospedadas por estruturas gerenciadas pela Igreja Católica. “A cobertura midiática sobre essa emergência diminuiu, e por consequência diminuíram também as ajudas aos migrantes por parte do governo e de entes privados”, acrescenta a Santa Sé.
No ano passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a enviar o Exército para impedir a entrada das caravanas e a promover uma política de separar menores migrantes de seus pais.
O republicano também deseja construir um muro na fronteira mexicana.
Ainda durante a campanha eleitoral pela Casa Branca em 2016, o Papa disse que pessoas que pensam em construir muros “não são cristãs”. (ANSA)