CIDADE DO VATICANO, 23 ABR (ANSA) – Em mais um gesto para demonstrar sua preocupação com a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o papa Francisco doou ventiladores mecânicos para hospitais na Romênia, na Itália e na Espanha.   

Além dos respiradores, o Pontífice enviou também para as mesmas unidades itens de proteção pessoal para médicos e enfermeiras, como máscaras e óculos de proteção. As doações ocorrem no dia em que Jorge Mario Bergoglio celebra seu dia onomástico, a data em que se festeja o santo que deu nome àquela pessoa.   

Segundo as informações do Vaticano, cinco respiradores serão destinados para a cidade de Suceava, foco da pandemia na Romênia, dois irão pra o hospital Vito Fazzi, de Lecce, na Itália, e outros três para Madri, capital da Espanha.   

“Um sinal belíssimo que ocorre nesse dia, quando o Santo Padre não recebe o presente, mas sim doa para os outros. É um abraço do Papa em uma situação difícil para todo o mundo”, disse o cardeal Konrad Krajewski à agência “Vatican News”.   

Desde o início da pandemia, o líder da Igreja Católica já fez inúmeras doações de produtos, dinheiro e equipamentos para entidades de vários países. A primeira foi uma doação de 700 mil máscaras para China, logo em fevereiro, que foi seguida por entregas de respiradores para hospitais da Itália, da Síria, da Palestina e de Israel. Além disso, doou 100 mil euros para a ONG Caritas da Itália atuar em seus projetos sociais e outros 60 mil euros para um hospital de Bergamo, uma das províncias atingidas pela Covid-19 na Itália.   

(ANSA)