VATICANO, 3 JAN (ANSA) – O papa Leão XIV dedicou o concerto do Coro da Capela Sistina, realizado neste sábado (3), às crianças que, em diversas partes do mundo, viveram o Natal sem paz, dignidade e condições básicas de vida.
A mensagem foi pronunciada ao final da apresentação realizada nesta tarde na Capela Sistina, no Vaticano.
“Gostaria de dedicar este concerto às crianças que, em muitas partes do mundo, viveram este Natal sem luzes, sem música, sem sequer as necessidades da dignidade humana e sem paz”, afirmou o Pontífice.
O Papa pediu ainda que Deus “ouça o clamor silencioso destas criancinhas” e conceda ao mundo justiça e paz, pela intercessão da Virgem Maria.
O concerto foi apresentado pelo Coro Pontifício da Cappella Musicale, um dos mais antigos do mundo, sob a direção de monsenhor Marcos Isola Pavan, com a regência do maestro Michele Marinelli.
O programa reuniu obras do repertório polifônico sacro e cânticos natalinos tradicionais, diante de uma Capela Sistina lotada. Entre os presentes estavam numerosos cardeais, incluindo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
Em sua saudação, o Papa agradeceu ao coro por conduzir os fiéis à meditação sobre o mistério do Natal por meio da música e do canto, “uma linguagem capaz de falar não apenas à mente, mas também ao coração”.
Além disso, Leão XIV destacou o papel central da música na celebração natalina. “Não há Natal sem música. Em todo o mundo, em todas as línguas e nações, o evento de Belém é celebrado com música e cânticos”, afirmou, recordando o anúncio dos anjos no Evangelho: “Glória a Deus e paz na terra”.
O Pontífice evocou também os pastores de Belém como os primeiros testemunhos do nascimento de Jesus, imaginando que eles próprios tenham louvado a Deus cantando e tocando instrumentos simples.
Por fim, exortou os fiéis a aprender com Maria a escutar em silêncio a voz do Senhor e a seguir fielmente a missão confiada a cada um “na partitura da vida”. (ANSA).