Papa critica ‘sociedade doente’ pela ‘bulimia’ das conexões

VATICANO, 30 JUL (ANSA) – O papa Leão XIV criticou nesta quarta-feira (30) o fato de que “vivemos em uma sociedade que está adoecendo por causa de uma ‘bulimia’ das conexões nas redes sociais”.   

A declaração foi dada durante homilia na audiência geral realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. “Estamos hiperconectados, bombardeados por imagens, às vezes até falsas ou distorcidas. Somos inundados por múltiplas mensagens que despertam em nós uma tempestade de emoções contraditórias”, lamentou.   

De acordo com Leão XIV, diante da comunicação excessiva nesta era das mídias sociais, “hoje, muitas pessoas se isolam em seu desespero e parecem ter perdido a capacidade de se comunicar, talvez porque muitas vezes se sentiram magoadas e incompreendidas em suas interações com os outros”.   

“Nossas palavras também correm o risco de serem mal interpretadas, e podemos ser tentados a nos recolher no silêncio, em uma falta de comunicação onde, por mais próximos que estejamos, não conseguimos mais compartilhar as coisas mais simples e profundas”, enfatizou.   

Segundo Robert Prevost, o mundo está “impregnado por um clima de violência e ódio que mortifica a dignidade humana”. Portanto, é preciso curar a “nossa forma de comunicar, não só para sermos mais eficazes, mas também para evitarmos magoar os outros com as nossas palavras”.   

Por fim, o líder da Igreja Católica aproveitou para encorajar os fiéis a abrirem-se aos relacionamentos que os decepcionaram.   

Além disso, apelou para todos aprenderem a “comunicar com honestidade e prudência”.   

“Abram-se à vida que desistiram de enfrentar. Fechar-se, de fato, nunca é uma solução”, garantiu ele, acrescentando que “voltar a falar ‘normalmente’ é o começo de uma jornada; ainda não é o fim”. (ANSA).