Papa confirma a Meloni sua intenção em mediar guerra na Ucrânia

ROMA, 20 MAI (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversou por telefone com o papa Leão XIV nesta terça-feira (20) sobre os próximos passos para se chegar a “uma paz justa e duradoura na Ucrânia”, informou o Palácio Chiggi. O pontífice confirmou sua intenção sediar no Vaticano as próximas negociações sobre o conflito no leste europeu.   

“A ligação ocorreu após o telefonema de ontem (19) com o presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump e outros líderes europeus, durante o qual foi solicitado à premiê italiana para verificar a disposição da Santa Sé em sediar as negociações”, diz comunicado do governo da Itália.   

De acordo com a nota, o diálogo entre Meloni e o pontífice foi ótimo e a líder italiana confirmou a “disposição do Papa em acolher a próxima rodada de negociações entre as partes no Vaticano”. Ela “expressou profunda gratidão pela abertura do Papa Leão XIV e por seu incessante compromisso com a paz”.   

Após a ligação com Robert Prevost, Meloni conversou por telefone com os presidentes da Ucrânia (Volodymyr Zelensky), da França (Emmanuel Macron), da Finlândia (Alexander Stubb); com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Stamer; com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.   

Ainda segundo comunicado do governo italiano, os líderes europeus concordaram em manter uma coordenação próxima entre seus parceiros, tendo em vista a uma nova rodada de negociações para se chegar a um cessar-fogo e a um acordo de paz na Ucrânia, cujo território tem sido atacado pela Rússia há mais de três anos. (ANSA).