VATICANO, 14 SET (ANSA) – O papa Leão XIV completou 70 anos neste domingo (14), seu primeiro aniversário como pontífice, e recebeu felicitações de autoridades italianas e mundiais, assim como de fiéis reunidos na Praça São Pedro para o Angelus.
“Parece que vocês já sabem: hoje completo 70 anos. Agradeço ao Senhor, a meus pais e àqueles que se lembraram de mim em suas orações”, disse Robert Prevost da janela do Palácio Apostólico, enquanto a multidão aplaudia.
Os fiéis presentes na praça também exibiram balões e cartazes com alusão ao aniversário de Leão XIV, enquanto bandas tocaram músicas de parabéns para o Papa.
Ao longo do dia, o pontífice também recebeu diversas mensagens de felicitações de autoridades, começando pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella. “Com o desejo de poder recebê-lo em breve no Palácio do Quirinale, peço que acolha, no feliz acontecimento de seu aniversário, as expressões de afetuosa proximidade dos italianos e minha máxima consideração”, afirmou o chefe de Estado.
Já a premiê Giorgia Meloni declarou que os ensinamentos de Leão XIV são “fontes de inspiração” e representam “uma liderança certa e sólida em tempos extremamente complexos, onde as certezas parecem vacilar, e as mudanças são tão repentinas quanto profundas”.
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, fez coro e destacou que o Papa é um “farol de esperança para todos”.
Quem também parabenizou o pontífice foi o secretário-geral da ONU, António Guterres, que agradeceu ao americano por sua “inabalável defesa do diálogo e da nossa casa comum”. “Que sua liderança moral possa continuar inspirando a comunidade global”, acrescentou. (ANSA).