VATICANO, 4 MAI (ANSA) – O Vaticano divulgou nesta terça-feira (4) uma mensagem em que o papa Francisco defende a regulamentação da especulação financeira no mundo e pede a construção de uma “economia inclusiva e sustentável”.   

As declarações estão em um vídeo do líder católico com as intenções de oração para o mês de maio, que é dedicado ao “mundo da finança”.   

“Enquanto a economia real, aquela que cria trabalho, está em crise, os mercados financeiros nunca foram tão hipertróficos como agora. O quão longe o mundo da grande finança está da vida da maior parte das pessoas!”, diz o Papa.   

Segundo Francisco, se o mercado financeiro não é regulamentado, se torna “pura especulação incentivada por políticas monetárias”. “Essa situação é insustentável. É perigosa. Para evitar que os pobres voltem a pagar as consequências, é preciso regulamentar a especulação financeira de modo rígido”, afirma.   

No vídeo, Jorge Bergoglio ainda diz que o mercado financeiro deve ser um “instrumento para servir às pessoas e tomar conta da casa comum”. “Ainda estamos em tempo de iniciar um processo de mudança global para colocar em prática uma economia diversa, mais justa, inclusiva, sustentável, que não deixe ninguém para trás”, acrescenta.   

O Papa é um crítico contumaz do sistema econômico global e, em sua última encíclica, a “Fratelli tutti” (“Todos irmãos”, em tradução livre), ataca o neoliberalismo e acusa a especulação financeira de “fazer estragos” ao ter a “ganância do lucro fácil como objetivo fundamental”.   

“A fragilidade dos sistemas mundiais perante a pandemia evidenciou que nem tudo se resolve com a liberdade de mercado e que, além de reabilitar uma política saudável que não esteja sujeita aos ditames das finanças, devemos voltar a pôr a dignidade humana no centro”, afirma Francisco na encíclica.   

(ANSA).