VATICANO, 8 NOV (ANSA) – O papa Leão XIV cobrou neste sábado (8) um “empenho coletivo” de governos e da sociedade civil em prol do trabalho digno, em evento no âmbito do Jubileu católico de 2025.
Em discurso na audiência jubilar na Praça São Pedro, no Vaticano, o pontífice americano disse que o trabalho deve ser “fonte de esperança e de vida, permitindo expressar a criatividade do indivíduo e sua capacidade de fazer o bem”.
“Portanto, espero um empenho coletivo por parte das instituições e da sociedade civil para criar oportunidades válidas que ofereçam estabilidade e dignidade, assegurando que sobretudo os jovens possam realizar os próprios sonhos e contribuir para o bem comum”, acrescentou.
Leão XIV ainda citou como referência a encíclica “Laborem exercens”, escrita por São João Paulo II e que defende salários dignos para trabalhadores, ressalta a importância dos sindicatos e afirma que o trabalho tem precedência perante o capital.
“Retornem a essa fonte para enfrentar as coisas novas, solicitando a visão cristã do trabalho humano”, salientou o Papa. (ANSA).