Papa chega à Turquia e inicia 1ª viagem internacional

ANCARA, 27 NOV (ANSA) – O papa Leão XIV desembarcou nesta quinta-feira (27) em Ancara, capital da Turquia, e deu início à primeira viagem internacional de seu pontificado, que também incluirá uma passagem pelo conflagrado Líbano e cumpre um desejo do finado papa Francisco.   

A visita é motivada pelas celebrações dos 1,7 mil anos do Concílio de Niceia, convocado pelo então imperador romano Constantino I e que foi o primeiro evento a resolver controvérsias teológicas no cristianismo primitivo, como a natureza divina de Jesus.   

“Desejei essa viagem especialmente pela mensagem de união entre cristãos, mas é também uma mensagem para todo o mundo”, disse Leão XIV em breve conversa com jornalistas no avião papal.   

“É importante transmitir uma mensagem de verdade e harmonia de que o mundo precisa”, acrescentou.   

O Papa ainda afirmou que espera que sua visita represente um sinal de “paz e união”. “Convido todos os homens e as mulheres a se sentirem irmãos e irmãs, acima de qualquer diferença, diversidade de religião, para buscar a paz e a união no mundo”, salientou Robert Prevost.   

Durante o voo, Leão XIV enviou um telegrama ao presidente da Itália, Sergio Mattarella, uma praxe em viagens internacionais de pontífices, e reforçou que pretende encorajar “caminhos de paz e fraternidade” em sua passagem por Turquia e Líbano.   

O Papa terá uma série de compromissos em Ancara nesta quinta-feira e, no fim do dia, partirá para Istambul, onde passará a manhã de sexta (28). No início da tarde, ele irá para Iznik, nome atual da antiga Niceia, onde cumprirá a etapa mais aguardada da viagem.   

O Primeiro Concílio de Niceia determinou que Jesus e Deus são constituídos pela mesma essência divina, afirmou a doutrina da Santíssima Trindade e fixou a data para celebração da Páscoa, festividade que relembra o dogma da ressurreição de Cristo.   

A visita será realizada em meio às negociações para que a Páscoa volte a ser comemorada em uma única data por todas as vertentes do cristianismo, desejo já expressado pelo próprio pontífice e por lideranças ortodoxas.   

Leão XIV ainda passará o sábado (29) e a manhã de domingo (30) em Istambul, de onde partirá para Beirute, no Líbano, escala mantida mesmo após os recentes bombardeios de Israel que mataram um importante dirigente do grupo xiita Hezbollah, violando o cessar-fogo em vigor há cerca de um ano.   

O retorno ao Vaticano está previsto para a próxima terça-feira (2). (ANSA).