CIDADE DO VATICANO, 3 ABR (ANSA) – O papa Francisco celebrará sua tradicional missa de Lava-Pés neste ano no centro de detenção “Casa Circondariale di Velletri” em Roma.
A cerimônia ocorrerá no próximo dia 18 de abril, Quinta-Feira Santa, a partir das 16h30 (horário local). Ao todo, 12 detidos foram escolhidos para o rito do lava-pés, informou nesta quarta-feira (3) a assessoria de imprensa do Vaticano. De acordo com a programação oficial, Jorge Bergoglio será recebido pela diretora do centro de detenção, Maria Donata Iannantuono; a vice-diretora Pia Palmeri; o comandante da polícia penitenciária Maria Luisa Abbossida; e o capelão do local, padre Franco Diamante. A visita do pontífice também prevê um encontro com os detentos, alguns convidados e com os agentes penitenciários. A previsão é de que a missa com o rito de lava-pés tenha início às 17h (horário local), na capela do presídio. No final da celebração, o papa receberá a saudação da diretora, com uma troca de presentes. Somente às 19h, Francisco deixará o local e regressará ao Vaticano.
A “Casa Circondariale di Velletri” foi inaugurada em 1991 e é composta por dois pavilhões de quatro andares, além de um departamento de semiliberdade.
Esta será a quinta vez desde o início de seu pontificado que Francisco celebra a missa “In coena Domini” em uma prisão. A escolha é feita porque o local é um ambiente de sofrimento humano. No ano passado, o líder da Igreja Católica visitou a penitenciária Regina Coeli, o principal e mais conhecido presídio da capital italiana. (ANSA)