VATICANO, 7 AGO (ANSA) – O papa Leão XIV visitará o Santuário de Santa Maria della Rotonda, em Albano, na região do Lazio, no próximo dia 17 de agosto, para celebrar uma missa e almoçar com os pobres locais e operadores da Caritas diocesana.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) em um comunicado da Prefeitura da Casa Pontifícia, que confirma a cerimônia às 9h30 (horário local), antes da oração do Angelus, às 12h, na Piazza della Libertà, em Castel Gandolfo.
Na sequência, o Pontífice almoçará com cerca de 100 pobres e voluntários da Caritas da Diocese de Albano, no jardim do Borgo Laudato si’. “Cerca de 100 pessoas estarão presentes, entre assistidos, voluntários e agentes pastorais da caridade”, revelou o bispo de Albano, dom Vincenzo Viva.
De acordo com o religioso, este é “um gesto que expressa proximidade e atenção às pessoas que nos são queridas e que, como lembram os padres da Igreja, são o tesouro da comunidade cristã”.
A iniciativa, que nasceu em nível local, foi proposta pelo próprio bispo: “Falei e recebi uma resposta generosa. Estamos cheios de alegria”, concluiu.
Em julho passado, Leão XIV celebrou uma missa em Albano, durante o seu período de descanso de verão. Na ocasião, ele disse que o “mundo não suporta mais a guerra” no Oriente Médio e voltou a pedir o “fim imediato da barbárie” e uma “resolução pacífica do conflito”. Além disso, Robert Francis Prevost apelou para a comunidade internacional observar “o direito humanitário e respeitar a obrigação de proteger os civis, bem como a proibição de punições coletivas, o uso indiscriminado da força e o deslocamento forçado de populações”. (ANSA).