CIDADE DO VATICANO, 21 MAI (ANSA) – O papa Francisco celebrou nesta sexta-feira (21) o cessar-fogo entre Israel e grupos palestinos e pediu que as partes sigam pelo caminho do “diálogo”. A fala ocorreu durante uma audiência com os novos diplomatas que trabalharão na Santa Sé.   

O líder católico destacou que a diplomacia vaticana e a Igreja buscam trabalhar “pelo bem comum, promovendo o desenvolvimento das pessoas e dos povos, e desta maneira busca contribuir para a causa da paz”.   

“Nesse propósito, o meu pensamento vai ao que está acontecendo nesses dias na Terra Santa. Agradeço a Deus pela decisão de parar os combates armados e desejo que se percorram as vias do diálogo e da paz. Amanhã à noite, as Ordens Católicas da Terra Santa celebrarão junto a seus fiéis a vigília de Pentecostes na igreja de Santo Stefano em Jerusalém e implorarão pelo dom da paz”, disse Jorge Mario Bergoglio.   

Convidando a todos para rezar juntos nesse momento, o Papa pediu ainda que “se eleve em cada comunidade a súplica ao Espírito Santo para que israelenses e palestinos possam encontrar a estrada do diálogo e do perdão, para serem pacientes construtores da paz e da justiça, abrindo-se, passo após passo, a uma esperança comum e a uma convivência entre irmãos”.   

Ao longo dos 11 dias de conflito, o Pontífice e o Vaticano se manifestaram por diversas vezes sobre a situação em Gaza e em Israel seja através de orações ou de conversas por telefone com líderes da região.   

O cessar-fogo entrou em vigor nesta madrugada após os combates deixarem mais de 250 mortos e dois mil feridos. (ANSA).