ROMA, 19 FEV (ANSA) – A Sala de Imprensa do Vaticano informou nesta quarta-feira (19) que o papa Francisco, internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, apresentou uma melhora nos índices inflamatórios.
“As condições clínicas do Santo Padre são estacionárias. Os exames de sangue mostraram uma ligeira melhora, em particular dos índices inflamatórios”, informou a assessoria vaticana, citando o boletim médico mais recente da unidade de saúde romana.
Ainda segundo a nota, o líder da Igreja Católica “leu jornais” e realizou algumas “atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos”.
O boletim médico também destacou a visita da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que durou pelo menos 20 minutos. O encontro, segundo o Vaticano, aconteceu de forma privada.
Mais cedo, a chefe de governo italiana afirmou que encontrou o pontífice “alerta e reativo”, além de dizer que “brincaram como sempre”.
Jorge Bergoglio, 88 anos, está internado desde a última sexta-feira (14) no “hospital dos papas” e foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, ou seja, que atinge os dois pulmões.
Após um quadro de bronquite que o incomodou durante várias semanas, o líder católico apresentou uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias e teve seu estado clínico considerado “complexo”, segundo o próprio Vaticano.
Ainda não há previsão de alta, mas todos os compromissos de Francisco até o próximo domingo (23) foram cancelados. (ANSA).