Papa apela pelo fim da violência na República Democrática do Congo

VATICANO, 14 DEZ (ANSA) – O papa Leão XIV apelou neste domingo (14) a todas as partes envolvidas para que cessem a violência e respeitem o acordo de paz na República Democrática do Congo (RDC).   

O apelo foi feito no final da oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano, após o conflito no leste do país reacender depois da mais recente ofensiva do Movimento 23 de Março (M23), grupo rebelde apoiado pela vizinha Ruanda.   

“Acompanho com profunda preocupação a retomada dos combates na região leste da República Democrática do Congo, ao mesmo tempo que expresso a minha proximidade com a população”, afirmou.   

Leão XIV pediu para as partes em conflito “cessarem todas as formas de violência e buscarem um diálogo construtivo, com respeito aos processos de paz em curso”.   

Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça São Pedro, o Papa destacou ainda as cerimônias de beatificação que decorreram em Jaén (Espanha) e Paris (França), reconhecendo como mártires 174 vítimas de perseguições religiosas no século XX.   

“Louvemos o Senhor por estes mártires, testemunhas corajosas do Evangelho, perseguidos e mortos por se manterem próximos do seu povo e fiéis à Igreja”, concluiu. (ANSA).