CIDADE DO VATICANO, 29 JUL (ANSA) – O papa Leão XIV apareceu de surpresa nesta terça-feira (29) na Praça São Pedro, no Vaticano, onde cumprimentou os milhares de fiéis que participaram da missa de abertura do Jubileu dos Jovens.
A bordo do papamóvel, o pontífice americano percorreu os corredores da popular praça vaticana e toda a Via della Conciliazione, que receberam por volta de 120 mil pessoas. No decorrer do passeio, o líder da Igreja Católica acenou para a multidão.
“Vocês são o sal da terra e a luz do mundo. O mundo precisa da mensagem de esperança e vocês são este sinal de esperança no mundo. Vocês podem iluminar a cidade de Roma, a Itália e o mundo inteiro. Nosso clamor deve ser pela paz, rezemos por ela e sejamos testemunhas da paz e da reconciliação”, disse Robert Francis Prevost aos fiéis.
O religioso também convidou os jovens a participarem dos próximos eventos previstos na programação do Jubileu da Juventude, que vai até o dia 3 de agosto.
Antes da inesperada presença do Papa, o monsenhor Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, pediu aos presentes que vivam as celebrações “com alegria e espiritualidade, descobrindo novas amizades, mas, sobretudo, contemplando Roma e as muitas obras de arte que são expressão de fé que gerou tanta beleza”.
Ao longo da celebração eucarística liderada por Fisichella, o arcebispo italiano mencionou a Ucrânia e a Palestina, além de ter pedido aos jovens que sejam construtores da paz em um mundo marcado pela violência.
“Vocês vieram de todas as partes do mundo. Há amigos que vieram de zonas de guerra: da Ucrânia à Palestina, que o abraço da fraternidade chegue a todos, tornando-nos unidos e um só corpo; não deixem que lhes faltem os sinais da sua amizade”, disse Fisichella. (ANSA).