Papa agradece Deus ‘por dom de Bento XVI’ no Angelus

CIDADE DO VATICANO, 1 JAN (ANSA) – O papa Francisco voltou a citar seu antecessor, Bento XVI, durante a celebração do primeiro Angelus de 2023, realizado na Praça São Pedro neste domingo (1º).   

“O início de um novo ano é confiado a Maria Santíssima, que hoje celebramos como Mãe de Deus. Nessas horas, invocamos a sua intercessão em particular pelo papa emérito Bento XVI, que deixou esse mundo na manhã de ontem. Nos unamos todos juntos, em um só coração e uma só alma, para agradecer a Deus pelo dom desse fiel servidor do Evangelho e da Igreja”, disse aos fiéis.   

O líder católico, que já tinha rezado pelo alemão durante a primeira missa do ano, ainda ressaltou que, com a morte do religioso, muitos assistiram programas de televisão sobre a vida e a obra de Joseph Ratzinger.   

O funeral de Bento XVI começa nesta segunda-feira (2) e será aberto ao público. A cerimônia final, em missa que será presidida por Francisco, ocorrerá na quinta-feira (5) a partir das 9h30 (hora local).   

Durante o Angelus, o chefe da Igreja Católica ainda disse que “se queremos que o novo ano seja bom, se queremos reconstruir a esperança, precisamos abandonar as linguagens, os gestos e as escolhas inspiradas no egoísmo e aprender a linguagem do amor, que é cuidar dos outros”.   

Também citou que todos “têm que ter consciência da responsabilidade que é confiada para construir o futuro diante das crises pessoais e sociais que vivemos, diante da tragédia da guerra, e somos chamados a enfrentar os desafios do nosso mundo com responsabilidade e compaixão”.   

Itália – Durante a celebração, como de costume, o papa Francisco enviou os desejos de um bom ano para o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e para a premiê, Giorgia Meloni, ao fim do Angelus.   

“Exprimo viva gratidão ao presidente da República italiana, o honorável Sergio Mattarella, invocando por prosperidade para o povo italiano. Desejo o mesmo para a presidente do governo, acrescentou. (ANSA).