A atriz Pâmela Tomé revelou que já sofreu e ainda sofre diariamente com assédios. No ar com a personagem Liba, na novela bíblica ‘Gênesis’ da Record, a atriz lamenta que a maioria das mulheres ainda tenha que passar por esse tipo de situação.

“Nós mulheres vivemos uma luta diária. Sendo muito sincera, sou assediada todos os dias. É a realidade da mulher no Brasil. Somos assediadas na rua, na farmácia, comprando pão, andando na praia, em festas. Às vezes, recebo vídeos de pornografia no meu Instagram, fotos, mensagens desrespeitosas”, contou em entrevista à Quem.

A atriz acredita que muito ainda precisa ser mudado nesse sentido. “É sempre um estresse. Você sai de casa sabendo que precisa se defender, se proteger e ficar em estado de atenção. Tirando o fato de ainda ter que se preocupar se está colocando uma roupa curta demais para ir em determinado lugar e em determinados horários. Não porque temos que usar outro tipo de roupa, mas sim porque já sabemos o problema que vai dar se sairmos com ela naquele momento. Muitas vezes, escolhemos já nos proteger de passar por isso. Isso é o cúmulo, mas é a verdade. É uma luta diária”, argumenta ela.

Pâmela defende a importância das mulheres denunciarem todos os episódios de assédio e agressão. “Acho que estamos vivendo um momento muito importante em relação a isso. As mulheres estão se unindo e se encorajando cada vez mais. Quando você vê que não está sozinha, mesmo com medo (sempre vai existir o medo), você precisa se salvar e colocar a boca no mundo. Só espero que os olhos sempre estejam voltados para essas denúncias e que cada vez mais as pessoas consigam entender que a culpa não é da mulher, que parem de colocar a culpa na vítima, na maneira que ela se veste, nas fotos que ela posta, ou, em casos mais graves, quando a mulher ainda é tachada de louca. Além de ter que superar o medo para falar os traumas de ter vivido um assédio, ela ainda tem que se preocupar de passar de louca? Não! Mulheres, falem! Peçam ajuda!”, afirma.