Cosme Nascimento, boxeador superpesado que defende as cores do Palmeiras, está fora dos Jogos Olímpicos do Rio. Último brasileiro ainda tentando vaga no boxe do Rio-2016, nesta quinta-feira ele perdeu na semifinal do Pré-Olímpico Mundial que está sendo disputado em Vargas, na Venezuela, e deu adeus ao sonho olímpico.

Após uma série de qualificatórias, o Pré-Olímpico de Vargas distribui as últimas vagas no Rio-2016 no boxe, sendo aberto à participação apenas de boxeadores semiprofissionais – aqueles que disputam as duas ligas ligadas a Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) – e de profissionais.

Mas só os atletas da Aiba Pro-Boxing (APB) e da World Series of Boxing (WSB) se inscreveram. Cosme, que é da WSB, estreou com vitória sobre Istvan Bernath, da Hungria, mas nesta quinta caiu diante de Edgar Ramon Muñoz Mata, da Venezuela. Os três árbitros viram vitória do venezuelano por 29 a 28.

Com a eliminação de Cosme Nascimento, o Brasil terá sete boxeadores nas competições masculinas do Rio-2016: Desses, só o leve Robson Conceição, quarto colocado no Mundial do ano passado, e o pesado Juan Nogueira, terceiro colocado no Pré-Olímpico das Américas, conseguiram a vaga por méritos próprios.

O mosca-ligeiro Patrick Lourenço, o mosca Julião Neto, o galo Robenilson de Jesus, o meio-médio ligeiro Joedison Teixeira e o meio-pesado Michel Borges herdaram as vagas destinadas ao país-sede. Eles foram convocados antes do Pré-Olímpico das Américas e nem lutaram a competição.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias