Esportes

Palmeiras vence Flamengo e é tricampeão da Libertadores


Com um gol do atacante Deyverson na prorrogação, o Palmeiras se sagrou tricampeão da Copa Libertadores ao vencer o Flamengo por 2 a 1, neste sábado, na final disputada em Montevidéu, capital do Uruguai.

No estádio Centenário, a equipe paulista abriu o placar logo no início do primeiro tempo, através do meia Raphael Veiga (no minuto 5), mas na segunda etapa, o atacante Gabigol (72) empatou para o Rubro-Negro, levando a partida para a prorrogação.

E logo na primeira etapa do tempo extra, o atacante Deyverson, que entrou em campo substituindo Raphael Veiga, aproveitou uma falha do volante Andreas Pereira e balançou as redes do adversário carioca, garantindo o 2 a 1 no placar e o terceiro título do Verdão no torneio continental, após os conquistados em 1999 e 2020.

Com esta vitória, o Palmeiras se iguala a São Paulo, Grêmio e Santos como os times brasileiros com mais troféus na Copa Libertadores, todos com três.

Quem também alcançou uma marca histórica neste sábado foi o técnico do time de São Paulo, o português Abel Ferreira, que se tornou o primeiro treinador europeu duas vezes campeão da principal competição de clubes da América do Sul, fazendo também do Verdão a primeira equipe a vencer a Libertadores duas vezes seguidas desde as vitórias do argentino Boca Juniors em 2000 e 2001.

Após esta final, o estádio Centenário se converte no palco das grandes vitórias continentais do futebol brasileiro neste ano, como os títulos do Atlhetico Paranaense (Copa Sul-Americana), Corinthians (Copa Libertadores feminina) e do Palmeiras (Libertadores masculina).

– Final movimentada-

Em uma partida muito movimentada e com ataques rápidos de ambos os lados, o primeiro gol surgiu com apenas cinco minutos de duelo. Num momento em que o Flamengo pressionava, o zagueiro palmeirense Gustavo Gómez pegou a bola e fez um lançamento longo para Mayke. O lateral invadiu a área rubro-negra e cruzou para Raphael Veiga emendar de primeira e abrir o placar no estádio uruguaio.

Em menor número, os torcedores palmeirenses foram tomados pela euforia nas arquibancadas do Centenário, enquanto os flamenguistas ficaram em completo silêncio.

Mas a equipe carioca não se abateu em campo e se manteve no ataque, com maior posse de bola, enquanto o Palmeiras se fechava atrás, investindo nos contragolpes rápidos.

O placar só foi mexer novamente na segunda etapa, em um momento em que o título parecia certo para os paulistas. Aos 71, Gabigol recebeu passe de Arrascaeta e entrou na área alviverde pela esquerda para chutar cruzado, batendo Weverton, que só viu a bola ir para o fundo das redes.

O 11º gol nesta edição da Libertadores do atacante rubro-negro, artilheiro do torneio, acendeu a torcida flamenguista que comprou toda a carga de 10 mil ingressos destinada a ela no Centenário.

Mas o empate persistiu até o fim do tempo regulamentar e a decisão do título foi para a prorrogação.

Para o início do tempo extra, Abel Ferreira colocou em campo Deyverson no lugar de Raphael Veiga. E o atacante mostrou ter estrela ao aproveitar um erro de Andreas Pereira na saída de bola na intermediária, entrando livre na área do Flamengo para chutar para o gol, garantindo assim o terceiro título – segundo consecutivo – do Palmeiras na Libertadores.

– Ficha técnica da final da Copa Libertadores de 2021:

Palmeiras – Flamengo 2 – 1 na prorrogação (1-1, 1-0)

Estádio: Centenário (Montevidéu)

Árbitro: Nestor Pittana (ARG)

Gols:

Palmeiras: Raphael Veiga (5), Deyverson (95)

Flamengo: Gabigol (72)

Cartões amarelos:

Palmeiras: Joaquín Piquerez (67), Gustavo Gómez (74)

Flamengo: Rodrigo Caio (65), Gabigol (74), Giorgian De Arrascaeta (78)

Equipes:

Palmeiras: Weverton – Mayke (Gabriel Menino, 105), Luan, Gustavo Gómez, Joaquín Piquerez (Felipe Melo, 113) – Gustavo Scarpa, Danilo Santos (Patrick de Paula, 70), Raphael Veiga (Deyverson, 91), Jose Rafael (Danilo, 82), Dudu (Wesley, 77) – Roni. DT: Abel.

Flamengo: Diego Alves – Mauricio Isla (Matheuzinho, 79), Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luis (René, 32) – Everton Ribeiro (Michael, 63), Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro, 111), Giorgian De Arrascaeta (Vitinho, 110) – Gabigol, Bruno Henrique (Kenedy, 91). DT: Renato Gaúcho.

gv/ol/lca


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua



Tópicos

fbl