Com 15 desfalques causados pelo coronavírus e mais cinco baixas por outros motivos, um Palmeiras bastante esfacelado joga no Castelão diante do Ceará, nesta quarta-feira, às 19 horas, para ir à semifinal da Copa do Brasil. Embora o time alviverde esteja em situação tranquila por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0, vive o drama de precisar buscar jogadores à disposição para ter no mínimo 22 atletas.

Para conseguir completar esse número, o clube recorreu à presidente da Crefisa, Leila Pereira, patrocinadora do clube. O jato particular dela foi buscar no Uruguai o goleiro Weverton e no Paraguai o zagueiro Gustavo Gómez para levá-los diretamente até Fortaleza. Os dois estão em compromissos com as suas seleções pelas Eliminatórias. Só assim o técnico Abel Ferreira conseguirá ficar um pouco mais tranquilo para decidir a escalação.

A função de goleiro se tornou uma dificuldade. Nesta terça, o clube confirmou que o reserva imediato Jailson e o outro nome da posição, Vinícius, estão com a covid-19. Por isso, buscar Weverton em Montevidéu se torna importante. No último treino antes da partida, a equipe utilizou goleiros do sub-20 e do sub-17 para conseguir organizar um trabalho tático.

Vários garotos, aliás, devem formar o banco de reservas no Castelão. Dos 28 jogadores do elenco profissional, o Palmeiras tinha até a véspera do confronto apenas 11 à disposição. Gómez e Weverton se juntam ao time já nesta manhã em Fortaleza enquanto as demais opções serão garotos das categorias de base. O treinador tem trabalhado em conjunto com os times inferiores.

Preocupado com o número crescente de casos, o técnico português escreveu um apelo em suas redes sociais. “O mundo passa por um momento muito difícil e delicado, o vírus ainda está aí, e peço para que redobrem a atenção e cuidem não só de si como do próximo. Um pedido especial também a toda família”, comentou.

Pelo menos nos últimos dias dois atletas se recuperaram de lesões e devem jogar nesta quarta-feira: o lateral-esquerdo Lucas Esteves e o atacante Luiz Adriano. Um temor do Palmeiras é como lidar com a longa listas de desfalques por um prazo de tempo até maior, já que os casos positivos de covid-19 foram detectados recentemente e vão exigir até duas semanas de confinamento. Na semana que vem, a equipe inicia a disputa das oitavas de final da Copa Libertadores.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Confira a lista de jogadores com coronavírus do Palmeiras:

Goleiros: Jailson e Vinicius Silvestre.

Zagueiros: Luan, Alan Empereur e Kuscevic.

Laterais: Gabriel Menino e Viña.

Meio-campistas: Danilo, Gustavo Scarpa, Quiñonez.

Atacantes: Gabriel Silva, Rony, Gabriel Veron, Marino e Pedro Acácio.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias