O Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque nesta quarta-feira (21) com a obrigação de vencer para seguir vivo na Copa Libertadores, depois de perder o jogo de ida das oitavas de final por 2 a 1 no Rio de Janeiro.

O time paulista, campeão em 2020 e 2021 e semifinalista em 2022 e 2023, quer manter o status de dominador continental, enquanto os cariocas têm como objetivo se estabelecer entre os mais temidos da América do Sul.

– Divisor de águas –

O duelo pode ser um divisor de águas para o ‘Verdão’ na temporada: eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo e a cinco pontos da liderança no Campeonato Brasileiro, cair na primeira fase de mata-mata da Libertadores poderia colocar o time em crise.

O Palmeiras chega para o jogo vindo de vitória sobre o São Paulo por 2 a 1 no domingo, com o argentino Flaco López marcando o gol da vitória aos 56 minutos do segundo tempo.

O resultado colocou a equipe na terceira posição do Brasileirão, com 41 pontos em 23 rodadas, a cinco do líder Botafogo.

Para o confronto, o técnico Abel Ferreira terá de volta o meia colombiano Richard Ríos, suspenso no jogo de ida, enquanto o lateral Mayke ainda é dúvida. O capitão Dudu, com problemas físicos, está fora.

O Palmeiras pode ir para o jogo com uma linha de quatro defensores ou com três zagueiros, com a entrada de Murilo ao lado de Gustavo Gómez e Vitor Reis para povoar o meio-campo com a ajuda de Vanderlan e Marcos Rocha como alas.

A grande esperança da equipe será o jovem Estêvão, reserva no jogo de ida depois de voltar de lesão, além do bom momento de Flaco López.

– Botafogo imparável –

Por sua vez, o Botafogo quer derrubar em apenas três dias os dois gigantes do futebol brasileiro nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras.

No domingo, o ‘Fogão’ goleou o rival carioca por 4 a 1 no Brasileirão, resultado que o manteve como líder, com um ponto a mais que o Fortaleza.

Apesar de não poder contar com quatro titulares lesionados (Júnior Santos, Eduardo, Jeffinho e Rafael), as opções no elenco permitiram ao técnico Artur Jorge colocar reposições à altura para manter a regularidade.

“Vamos enfrentar um Palmeiras muito forte individual e coletivamente, que tem uma capacidade muito grande nessa competição. Temos que estar preparados para todos os cenários”, afirmou o técnico sobre o confronto.

O jogo de volta será disputado na quarta-feira a partir das 21h30 (horário de Brasília), em São Paulo, com arbitragem do argentino Facundo Tello.

O Botafogo avança às quartas de final com uma vitória simples ou um empate, enquanto o Palmeiras precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificar diretamente. Uma vitória dos paulistas por um gol de vantagem leva a decisão da vaga para os pênaltis.

O vencedor vai enfrentar na próxima fase quem passar do confronto entre São Paulo e Nacional do Uruguai.

— Prováveis escalações:

Palmeiras: Weverton – Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis, Vanderlan – Richard Ríos, Aníbal Moreno, Zé Rafael – Raphael Veiga, Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

Botafogo: Jhon – Matías Ponte, Bastos, Alexandre Barboza, Cuiabano – Gregore, Marlon Freitas – Jefferson Savarino, Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge

prb/app/ol/cb/aam