Palmeiras precisa de reviravolta que só aconteceu oito vezes em finais de Paulistão

Depois de ser derrotado no primeiro jogo, Alviverde precisa vencer o segundo jogo para ser campeão

Cesar Greco/Palmeiras
Vitor Roque em ação no clássico entre Palmeiras x Corinthians pelo Paulistão 2025 Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A final do Paulistão 2025 desta quinta-feira, 27, entre Corinthians e Palmeiras, promete ser emocionante. Depois de vencer o primeiro jogo por 1 a 0, basta um empate na Neo Química Arena, às 21h35, horário de Brasília, para o Corinthians confirmar o título.

Pelo lado alviverde, a missão de hoje à noite é mais complicada. Após a derrota no jogo da ida, em seus domínios, no Allianz Parque, o Verdão precisa vencer o duelo na casa de seu adversário. Uma vitória simples, por um gol de diferença, leva a decisão para os pênaltis, enquanto um triunfo por 2 ou mais gols assegura o troféu para o Palmeiras.

Apesar de parecer uma missão díficil, o próprio Palmeiras já mostrou que nada é impossível. O Verdão, que é o atual tricampeão e segue em busca de um tetracampeonato inédito do clube, conquistou os últimos três Estaduais mesmo tendo sido derrotado no primeiro jogo da final. A principal diferença está no mando de campo: nas três oportunidades, o jogo definitivo foi disputado na casa do Alviverde.

Disputado desde 1902,  o Paulistão já passou por uma série de mudanças no regulamento e o campeonato já foi por diversas vezes disputado em modelo de pontos corridos, com duas ligas simultâneas, final única, finais ida e volta, entre outros.

No regulamento, o Paulistão foi decidido, no modelo que conhecemos atualmente, com final dívida em duas partidas, em 39 vezes. Dessas, em 8 oportunidades o resultado foi revertido após o campeão ser derrotado no primeiro jogo, sem contar as decisões que eram decididas em uma partida de desempate.

Relembre:

Campeonato Paulista 1993 – Palmeiras campeão

A primeira vez que um clube conseguiu reverter o resultado negativo no jogo de ida da final do Paulistão, foi em 1993. Naquele ano, justamente o Palmeiras venceu o jogo decisivo e conquistou o título.

1º jogo – Corinthians 1 x 0 Palmeiras – 6 de junho (Morumbi)

Gol: Viola

2º jogo – Palmeiras 4 x 0 Corinthians – 12 de junho (Morumbi)

Gols: Zinho, Edílson e Evair (2)

Campeonato Paulista 1998 – São Paulo campeão

Em 1998, Corinthians e São Paulo decidiram o título do Paulistão. No primeiro jogo, vitória do Corinthians no Morumbi. No jogo da volta, por ter a melhor campanha da fase anterior, bastava ao São Paulo vencer o rival jogando novamente no Morumbi e assim foi feito, 3 a 1 e título garantindo para o Tricolor.

1º jogo – Corinthians 2 x 1 São Paulo – 3 de maio (Morumbi)

Gols: Marcelinho Carioca e Chris (Corinthians); Fabiano (São Paulo)

2º jogo – São Paulo 3 x 1 Corinthians – 10 de maio (Morumbi)

Gols: Raí e França duas vezes (São Paulo); Didi (Corinthians)

Campeonato Paulista 2007 – Santos campeão

Após 9 anos o Campeonato Paulista teve o resultado da decisão revertida no segundo jogo. A disputa era entre Santos, que tentava o seu bicampeonato, e São Caetano, que buscava o seu segundo título paulista de sua história. Melhor para o Alvinegro praiano, que venceu o segundo jogo e se consagrou campeão por ter tido a melhor campanha na 1ª fase do torneio.

1º jogo – São Caetano 2 x 0 Santos – 29 de abril (Morumbi)

Gols: Luís Henrique e Somália

2º jogo – Santos 2 x 0 São Caetano – 6 de maio (Morumbi)

Gols: Adaílton e Júnior Moraes

Campeonato Paulista 2015 – Santos campeão

Em 2015, Santos e Palmeiras travaram uma rivalidade intensa, decidindo Campeonato Paulista e Copa do Brasil daquele ano. No Paulistão, melhor para o Santos, que foi campeão depois de vencer a decisão nas penalidades.

1º jogo – Palmeiras 1 x 0 Santos – 26 de abril (Allianz Parque)

Gol: Leandro

2º jogo – Santos 2 x 1 Palmeiras – 3 de maio (Vila Belmiro)

Gols: David Braz e Ricardo Oliveira (Santos); Lucas (Palmeiras)

Campeonato Paulista 2018 – Corinthians campeão

Corinthians e Palmeiras voltaram a decidir o Paulistão em 2018. Depois de vencer o primeiro jogo na casa do Coritnthians, bastava ao alviverde o empate no Allianz Parque. Entretanto, no jogo decisivo, o Alvinegro marcou logo inicio e venceu por 1 a 0, levando a decisão para as penalidades. O título veio graças as defesas do goleiro Cássio, herói da conquista do timão.

1º jogo – Corinthians 0 x 1 Palmeiras – 1 de abril (Neo Química Arena)

Gol: Borja

2º jogo – Palmeiras 0 x 1 Corinthians – 6 de maio (Morumbi)

Gol: Rodriguinho

Campeonato Paulista 2022 – Palmeiras campeão

No primeiro título do tricampeonato do Palmeiras, em 2022, o Verdão precisou reverter o placar adverso após ser derrotado no jogo de ida da final. O Alviverde perdeu o primeiro jogo para o São Paulo por 3 a 1, mas goleou no Allianz Parque e ficou com a taça.

1º jogo – São Paulo 3 x 1 Palmeiras – 30 de março (Morumbi)

Gols: Pablo Maia e Calleri duas vezes (São Paulo); Raphael Veiga (Palmeiras)

2º jogo – Palmeiras 4 x 0 São Paulo – 3 de abril (Allianz Parque)

Gols: Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga duas vezes

Campeonato Paulista 2023 – Palmeiras campeão

No ano seguinte, o Palmeiras perdeu o primeiro jogo para o Água Santa e novamente fez valer o mando de campo no jogo decisivo, goleando, revertendo o placar adverso e conquistando o bicampeonato.

1º jogo – Água Santa 2 x 1 Palmeiras- 2 de abril (Arena Barueri)

Gols: Bruno Mezenga duas vezes (Água Santa); Endrick (Palmeiras)

2º jogo – Palmeiras 4 x 0 Água Santa – 9 de abril (Allianz Parque)

Gols: Endrick, Flaco Lopez e Gabriel Menino duas vezes (Palmeiras)

Campeonato Paulista 2024 – Palmeiras campeão

No ano passado, em 2024, o Palmeiras conquistou o tricampeonato em cima do Santos. Novamente, o Alviverde saiu derrotado no primeiro jogo, perdendo na casa do Alvinegro Praiano por 1 a 0. No jogo da volta, vitória por 2 a 0 no Allianz Parque.

1º jogo – Santos 1 x 0 Palmeiras- 31 de março (Vila Belmiro)

Gol: Otero

2º jogo – Palmeiras 2 x 0 Santos – 7 de abril (Allianz Parque)

Gols: Raphael Veiga e Aníbal Moreno