Palmeiras aposta na dupla ‘Flaco-Roque’ para se classificar à decisão da Libertadores

Atacantes foram decisivos nas classificações contra Universitário do Peru e River Plante nas fases anteriores

REUTERS/Amanda Perobelli
Palmeiras aposta na dupla de ataque Vitor Roque e Flaco para bater a LDU Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Nesta quinta-feira, 30, o Palmeiras encara o principal desafio da temporada. A partir das 21h30, no Allianz Parque, a equipe Alviverde enfrenta a LDU no duelo decisivo da semifinal da Copa Libertadores, precisando reverter um placar desfavorável. No 1º jogo a equipe equatoriana venceu por 3 a 0, e agora o Palmeiras precisa vencer pela mesma diferença de gols ou mais para avançar. Para conseguir esse feito, o técnico Abel Ferreira tem a dupla de ataque, Vitor Roque e Flaco López, como principal trunfo.

Desde que foram escalados juntos no duelo contra o Universitário do Peru, nas oitavas de final da Libertadores, a dupla “Flaco-Roque” se tornou a principal arma do Verdão. Antes, era do costume de Abel Ferreira revezar entre os dois, a partir da ideia de que ambos são centroavantes. Naquela partida, entretanto, Abel apostou em uma formação com os dois compondo o comando do ataque, e deu certo. Flaco marcou dois gols, enquanto Roque anotou mais um.

A partir deste duelo, realizado no inicio de agosto, a dupla despontou como uma das principais parcerias do futebol brasileiro, levando, inclusive, o argentino a seleção. Foram 16 jogos desde então, sendo que em apenas três eles não começaram juntos (Fortaleza, Juventude e RB Bragantino). No retrospecto recente, foram 10 vitórias,  três empates e três derrotas. Nesses jogos, a dupla foi responsável por 19 gols, sendo oito de Flaco e onze de Vitor Roque.

Apesar do crescimento recente quando passaram a atuar juntos, os atacantes já eram destaques durante a temporada. O atacante argentino marcou 23 gols na temporada, sendo o principal artilheiro da equipe. Já o Tigrinho marcou 17, números que o fazem ser o vice-artilheiro do clube em 2025.

Na Libertadores o retrospecto recente dos atacantes também enche o torcedor de esperança para mais uma eliminatória decisiva. Além de marcar três gols nas oitavas de final, a dupla foi responsável por quatro dos cinco gols marcados nas quartas de final diante do River Plante, sendo dois pra cada lado.

Retrospecto desfavorável

Mesmo com a inspirada dupla de ataque confirmada para o duelo, a tarefa do Palmeiras no duelo contra a LDU é das mais difíceis. De acordo com dados do Sofascore, nenhuma equipe que saiu perdendo a semifinal por três ou mais gols de diferença conseguiu reverter o resultado. Desde 1988, quando essa fase foi implementada, todas as dez equipes que conseguiram essa vantagem no jogo de ida avançaram à decisão.

Uma virada após uma derrota por três ou mais gols de diferença no primeiro jogo de um mata-mata de Libertadores aconteceu apenas cinco vezes, nenhuma por uma equipe brasileira. Nas oitavas, Universidad de Chile (2012), Bolívar (2000), Cerro Porteño (1999) e Sporting Cristal (1993) conseguiram o feito, enquanto o River Plate (2017) reverteu uma quartas de final após perder por 3 a 0 o jogo de ida.

O retrospecto também é desfavorável para Abel Ferreira, treinador do Palmeiras. Desde que chegou ao clube, em 2020, o técnico português precisou reverter uma derrota no primeiro jogo em seis duelos de mata-mata (sem contar Campeonato Paulista). Nas seis oportunidades, o Alviverde foi eliminado. Veja:

  •  Copa do Brasil 2022 – São Paulo 1 x 0 Palmeiras
  •  Libertadores 2022 – Athletico-PR 1 x 0 Palmeiras
  •  Copa do Brasil 2023 – São Paulo 1 x 0 Palmeiras
  •  Copa do Brasil 2024 – Flamengo 2 x 0 Palmeiras
  •  Libertadores 2024 – Botafogo 2 x 1 Palmeiras
  •  Copa do Brasil 2025 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras