13/08/2024 - 9:34
Um palestino morreu nesta terça-feira em uma operação do Exército israelense em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, onde os apartamentos de dois palestinos detidos por um ataque foram demolidos com explosivos, informou a agência palestina Wafa.
“Os soldados da ocupação (israelense) abriram fogo e lançaram granadas de gás, matando um jovem que foi atingido por um tiro no torso”, informou a Wafa, que também mencionou quatro feridos.
Procurado pela AFP, o Exército israelense afirmou que atuou durante a noite com a polícia de fronteira “na área de Ramallah para demolir as casas dos terroristas”.
“Um violento distúrbio aconteceu na área, durante a qual os terroristas atiraram pedras contra as forças, que responderam com fogo letal”, acrescentou o Exército, ao explicar que “atingiu” uma pessoa.
O Exército israelense entrou em Ramallah, sede da Autoridade Palestina e oficialmente sob controle exclusivo das forças palestinas, para dinamitar as residências de dois palestinos detidos por um ataque, identificados como Khaled al Kharouf e Aysar Barghouthi.
Segundo o Exército, os dois homens estão detidos por “um ataque terrorista perto da cidade de Silwad” em 7 de janeiro, no qual morreram duas pessoas, Lara Tannous e Amer Mansour.
As autoridades israelenses derrubam com frequência as casas de palestinos condenados por ataques contra o país.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro, Exército israelense ou os colonos mataram 619 palestinos, segundo um balanço da AFP baseado em informações divulgadas por fontes palestinas.
No mesmo período, pelo menos 18 israelenses, incluindo alguns militares, morreram em ataques palestinos, segundo dados oficiais de Israel.
he-ha/sbh/ila/mab/zm/fp