Palestina pede reunião urgente na ONU sobre plano de Israel

NOVA YORK, 8 AGO (ANSA) – A Palestina pediu nesta sexta-feira (8) uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, após Israel ter anunciado que vai ocupar militarmente a Cidade de Gaza, principal município da Faixa de Gaza.   

“Gostaríamos que o encontro acontecesse o quanto antes”, disse o embaixador palestino nas Nações Unidas, Riyad Mansour, que cobrou uma ação conjunta para “impedir Israel de levar adiante esse plano maluco”.   

“Essa escalada contraria a vontade da comunidade internacional, da lei internacional e até da maioria dos israelenses. A comunidade internacional tem o dever de agir. Não precisamos de mais genocídios, de mais assassinatos, aquilo de que necessitamos é colocar fim à máquina de guerra”, acrescentou o diplomata.   

O plano israelense foi aprovado pelo gabinete de segurança do governo de Benjamin Netanyahu após 10 horas de discussões e prevê a evacuação de cerca de 1 milhão de habitantes da Cidade de Gaza, onde o exército tem evitado entrar desde o início da guerra, apesar de o município ter sido intensamente bombardeado nos primeiros meses do conflito.   

A cidade abriga aproximadamente metade da população do enclave palestino. (ANSA).