ROMA, 5 DEZ (ANSA) – Com a chegada de dezembro, os imponentes castelos e palácios na Itália estão prontos para sediar diversos eventos natalinos ao longo do mês.   

Entre as inúmeras atividades programadas para acontecer em construções medievais espalhadas por todo o país, estão visitas guiadas, concertos, cursos, exposições, mercados natalinos e várias outras iniciativas.   

Em Sabbionara, na região do Trentino-Alto Ádige, o Castelo de Avio será palco de um mercado natalino nos dias 8, 9, 10, 16 e 17 de dezembro. O mais curioso é que as tradicionais barraquinhas são abertas dentro das muralhas da fortaleza.   

A cidade de Varese, na Lombardia, seguiu um caminho diferente ao organizar um chá da tarde especial de Natal no Villa Panza, um popular palácio local, entre 10 e 17 de dezembro.   

O Palazzina Appiani, em Milão, receberá degustações de diversos pratos típicos natalinos, enquanto a Casa Macchi, em Morazzone, terá leituras de Natal.   

O mosteiro de Torba, em Gornate Olona, será palco de uma exposição que levará os visitantes a uma viagem de duas horas e meia ao cristianismo antigo através de imagens sagradas. A estrutura, vale destacar, tem mais de 1,5 mil anos de história.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os presépios também marcam presença em alguns eventos, como no Saline Conti Vecchi, em Assemini, onde uma representação do nascimento de Jesus feita com folhagens de aspargos, laranjas, tangerinas e limões permanecerá exposta ao público.   

A Villa del Balbianello, em Tremezzina, abrirá para visitas o seu tradicional presépio com as estátuas elaboradas com papel machê e pintadas pelos mestres Angelo e Giulia Capoccia.   

Por fim, a Abadia de Santa Maria di Cerrate, construída em Lecce no século 13, terá um workshop para ensinar crianças a escrever cartões natalinos como os antigos escribas faziam usando caligrafia medieval. (ANSA).   


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias