Os países nórdicos se solidarizam com a Groenlândia e a Dinamarca em relação às ambições de anexação de Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (26) o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, em uma conferência de líderes nórdicos.
“Pode ter certeza de que nós nos solidarizamos com você e com a Dinamarca”, disse Jonas Gahr Støre ao primeiro-ministro groenlandês em uma coletiva de imprensa.
Os dirigentes dos países nórdicos (Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia), os territórios autônomos dinamarqueses da Groenlândia, das Ilhas Faroe e das Ilhas Aland (Finlândia) se reuniram em Turku, na Finlândia, para discutir segurança e competitividade econômica.
“Faremos chegar esta mensagem a todas as partes: Washington, Bruxelas, Pequim e outros lugares. O Ártico é uma zona regulamentada. A lei do mar se aplica, a responsabilidade dos Estados costeiros se aplica, e nós apoiaremos qualquer comunidade que se sinta pressionada por esses valores”, disse o primeiro-ministro norueguês.
Donald Trump já declarou em repetidas ocasiões que quer tomar o controle da Groenlândia, rica em recursos e com localização estratégica, alegando motivos de segurança.
Estas declarações causaram preocupação em outras partes do Ártico, especialmente a Islândia e o arquipélago norueguês de Svalbard.
Também provocaram fortes tensões com os líderes dinamarqueses e da Groenlândia, que argumentaram que o território ártico decidirá seu próprio futuro e que os EUA “não tomarão a Groenlândia”.
“A Islândia fica logo abaixo da Groenlândia. Somos um país pequeno. É muito importante para nós que seja enviada uma mensagem forte dessa região de que a lei internacional é respeitada e que a lei do mais forte não se torne a regra”, disse o primeiro-ministro islandês, Kristrún Frostadóttir, na coletiva de imprensa.
nzg/meb/mb/jmo/aa