Os Países Baixos declararam como “personas non gratas” dois ministros israelenses de extrema direita, o das Finanças, Bezalel Smotrich, e o de Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, informou o governo.
“O gabinete decidiu declarar os ministros israelenses Smotrich e Ben-Gvir personas non gratas e comprometeu-se a registrá-los como estrangeiros indesejáveis no sistema de registro Schengen SIS”, declarou o chanceler holandês, Caspar Veldkamp, em uma carta onde se refere à situação humanitária em Gaza.
Os dois ministros “incitaram repetidamente à violência por parte dos colonos contra os palestinos, promoveram a expansão ilegal dos assentamentos e pediram a limpeza étnica em Gaza”, escreveu o ministro das Relações Exteriores holandês em uma carta ao Parlamento, publicada na noite de segunda-feira.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que seu ministro, Gideon Sa’ar, convocou a embaixadora dos Países Baixos, Marriët Schuurman, a Jerusalém para um protesto formal.
“A conversa ocorrerá à luz das decisões do governo holandês de tomar medidas contra Israel, incluindo ações contra seu direito de se defender e contra ministros de seu governo”, indicou o Ministério em um comunicado.
Em junho, os Países Baixos apoiaram a iniciativa sueca destinada a sancionar os ministros israelenses de extrema direita no Conselho de Relações Exteriores da UE, que não obteve unanimidade.
Em sua carta, Caspar Veldkamp expressou a vontade dos Países Baixos de “aliviar o sofrimento da população em Gaza” e de avaliar as possibilidades de contribuição para a ajuda.
“Os lançamentos aéreos de alimentos são um instrumento de ajuda relativamente caro e arriscado… Por isso, os Países Baixos também estão tomando medidas para apoiar mais a assistência terrestre”, afirmou.
Cerca de 2,4 milhões de palestinos estão sitiados em Gaza por Israel desde o início da guerra desencadeada por um ataque do movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro de 2023 em território israelense.
Nas últimas semanas, a ONU e várias ONGs têm advertido sobre o risco de uma fome generalizada no território.
srg/yad/pb/zm/mab/mb/dd/aa