Um tribunal holandês confiscou nesta segunda-feira (14) 96 milhões de euros (624 milhões de reais) de um dos maiores barões da droga da Europa, que presumidamente está escondido em Serra Leoa.
O tribunal de Roterdã confiscou os bens ilegais obtidos por Jos Leijdekkers, também conhecido como “Bolle Jos” ou “Chubby Jos”, provenientes do tráfico de cocaína e da compra de ouro, mas excluiu alegações não comprovadas sobre artigos de luxo.
“Com a decisão de hoje, o tribunal determinou quanto dinheiro L. (Leijdekkers) ganhou por meio de atividades criminosas”, menciona a sentença.
“O total é de quase 127 milhões de euros, dos quais ele precisa pagar mais de 96 milhões de euros (625 milhões de reais) ao Estado”, especifica.
Leijdekkers, que para as autoridades holandesas está escondido em Serra Leoa, não compareceu à audiência nem foi representado por um advogado. O tribunal confirmou que o caso foi julgado à revelia.
Os promotores haviam inicialmente solicitado o valor recorde de 221 milhões de euros (1,4 bilhão de reais) em apreensões de bens criminosos.
No entanto, o tribunal determinou que eles haviam utilizado uma base jurídica muito ampla e reduziu o valor, aplicando critérios mais rigorosos e excluindo várias alegações infundadas.
Um tribunal de Roterdã condenou em junho o narcotraficante a 24 anos de prisão por ordenar um assassinato e organizar envios de cocaína.
Leijdekkers está na lista dos mais procurados da Europol, que oferece uma recompensa de 200.000 euros (1,3 milhão de reais) por informações que levem à sua captura.
ric/srg/sbk/mmy/mb/dd