O pai de Britney Spears, Jamie Spears, entrou com um pedido na justiça de Los Angeles, nesta terça-feira (7), para que a tutela da cantora seja encerrada oficialmente, após 13 anos. As informações foram confirmadas pelo site Page Six.

De acordo com a publicação, a mudança de opinião de Jamie em relação ao controle sobre a vida de Britney tem como base “eventos recentes relacionados a esta tutela”, aparentemente se referindo às audiências judiciais nas quais Britney depôs sobre sua situação legal.

A cantora declarou à Justiça que gostaria de poder ter controle total sobre sua vida e que a tutela sob responsabilidade de seu pai a impedia até mesmo de poder engravidar novamente.

Ainda de acordo com o Page Six, Jamie indicou que “as circunstâncias de sua filha mudaram a tal ponto que os motivos para o estabelecimento de uma tutela podem não existir mais”, e admitiu que Britney “quer viver sua vida como ela quiser, sem as restrições de um tutor ou de processo judicial”.

A decisão agora precisa ser aprovada pela juíza do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, que preside o caso.

O advogado da cantora, Mathew Rosengart, disse ao Page Six que o pedido de Jamie para que a tutela da filha seja encerrada é “uma enorme vitória legal” para Britney, e afirmou que o pai da cantora efetivamente se rendeu, “tendo exposto sua má conduta e plano impróprio para manter sua filha como refém ao tentar extrair um acordo multimilionário”.

Rosengart se refere ao uma suposta tentativa de extorsão que Jamie queria aplicar sobre Britney, ao impor um pagamento de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) para abrir mão de sua tutela.