Geral

Padre morre de Covid-19 e velório acontece com caixão aberto e aglomeração

Crédito: Reprodução/G1

Vítima fatal da Covid-19, o padre Fernando Antônio, de 37 anos, foi velado com caixão aberto na última terça-feira (22), em cerimônia de despedida realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O velório atraiu muitos fiéis e teve registro de aglomeração.

Devido a aglomeração na cerimônia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recomendou que todos que estiveram presentes no velório façam teste da Covid-19 em 72 horas.

Fernando sentiu os primeiros sintomas do coronavírus no dia 31 de maio e foi internado em 3 de junho no Hospital Santa Rita, em Vitória. No último domingo (20), o sacerdote faleceu.

De acordo com o G1, a Arquidiocese de Vitória informou que foi autorizada a realizar a cerimônia com o caixão aberto. O arcebispo Dom Dario disse que a médica que acompanhou o quadro clínico do padre permitiu que o velório fosse feito dessa forma porque ele já não estaria mais infectado pelo vírus.

Lauro Ferreira Pinto, médico infectologista, afirmou que a orientação para o velório com caixão fechado acontece em casos em que a pessoa morre com Covid-19 antes do 20º dia de infecção. “A orientação é que se tem menos de 20 dias do adoecimento, a pessoa pode transmitir o vírus, então o caixão deve ser fechado. Se a morte foi mais de 20 dias depois, não representa risco de transmissão”, explicou.

“Independente do caixão estar fechado ou aberto, se tem aglomeração a gente tem que ter cautela. Os cristãos têm seus rituais de se despedir das pessoas queridas. Seja para chorar, seja para rezar. Qualquer aglomeração nesse momento é um risco de transmissão”, alertou Lauro.

Veja também
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago