Nesta sexta-feira (12), vídeos de profissionais da saúde empurrando uma maca com um paciente no oxigênio pela rodovia BR-163 viralizaram nas redes sociais. O paciente estava em uma ambulância, que ficou presa no congestionamento de carretas.

Nas imagens registradas, é possível ver dois profissionais de saúde e outras duas pessoas ajudando a empurrar a maca na estrada.  Na maca, está o paciente enrolado em lençóis com um cilindro de oxigênio.

Segundo o Secretário de Saúde de Itaituba, Iamax Prado, o paciente saiu de Rurópolis para o Hospital Regional do Tapajós, que fica em Itaituba, para tratamento da Covid-19. Em comunicado, a prefeitura confirmou que a ambulância saiu de outro município com destino a Itaituba e disse que “lamenta o episódio e se solidariza com a equipe de profissionais de saúde pelo ocorrido”.

De acordo com o G1, um representante do Ministério Público do Pará (MPPA) em Itaituba afirmou que fez contato com o comando da Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde para que a situação fosse resolvida. Ele disse também que o caso tratava-se de uma ambulância que saiu de Rurópolis com destino ao hospital de Itaituba.

Já a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) informou que o paciente não estava sendo transferido para o Hospital Regional do Tapajós e não usava uma ambulância da unidade.