O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) aparece na primeira colocação na disputa pelo governo de Minas Gerais na eleição de 2026 com 32,8% das intenções de voto, segundo a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira, 29. O parlamentar, no entanto, está tecnicamente empatado com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que tem 30,1%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em terceiro lugar aparece o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) com 14,1% das intenções de voto. Ainda no primeiro cenário pesquisado pela Atlas, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido) surge em quarto lugar com 8,3%.
+ Nikolas e Cleitinho venceriam aliados de Lula no 2º turno em MG, diz Atlas
Apoiado pelo atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Mateus Simões (Novo) está em quinto lugar com 5,3%. Ele também está tecnicamente empato com o deputado federal Aécio Neves (PSDB), que tem 3,5%. Tadeuzinho (MDB), por sua vez, aparece com 0,4% das intenções de voto.
Os que afirmaram que votariam em outro candidato somam 1,9%. Os que votariam branco ou nulo são 3,5%.
Segundo cenário
A Atlas também simulou um segundo cenário sem Pacheco e Nikolas. Nele, Cleitinho assume a liderança com 39,6% das intenções de voto. Na sequência, o atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), aparece com 13,6%. Kalil surge em terceiro com 9,4% empatado tecnicamente com Simões (8%) e Aécio (6,7%). Já Tadeuzinho soma 1,6%.
Os que votariam em outro candidato somam 13,3% no segundo cenário. Bancos e nulos são 7,1%. Não souberam responder são 0,8%.
A Atlas entrevistou 2.035 pessoas com 16 anos ou mais em Minas Gerais entre os dias 20 e 25 de agosto por recrutamento digital (entenda aqui como funciona). A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Reprovação de Zema
Os entrevistados também foram questionados pela Atlas sobre o desempenho do atual governador Romeu Zema. Segundo o levantamento, 54% desaprovam o governador, contra 39% que dizem aprovar o desempenho dele. Outros 7% não souberam responder.