Geral

PA: “Superbebê” nasce com mais de 7 kg e 61 cm e surpreende médicos

Crédito: Divulgação

A equipe médica da maternidade da Fundação Santa Casa do Pará, em Belém (PA), foi surpreendida com o parto de Estefany Araújo Evangelista, no último dia 15. A bebê nasceu pesando 7.038 Kg e medindo 61 cm, após uma gestação de 9 meses.

A menina é filha do casal de agricultores Francilene do Espírito Santo Araújo e Paulo César Santana Evangelista, que moram em Acará (PA). Conforme o enfermeiro obstetra, Antônio de Pádua, servidor há 35 anos na Santa Casa, essa foi a maior criança que ele soube já ter nascido no hospital.

Conforme Francilene, ela fez apenas uma consulta antes de dar à luz a Estefany, que é a sua primeira filha. A bebê está internada na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Seu estado de saúde é estável. Ainda não há previsão de alta.

A equipe médica está acompanhando diariamente a evolução do quadro de saúde da bebê, em função do seu alto peso e tamanho e do quadro de hipoglicemia.

“Ela teve uma discreta melhora, mas ainda segue em tratamento com antibiótico. Ainda não conseguimos tirar o soro devido ao episódio de hipoglicemia. Ela já foi avaliada pela cardiologista, que passou medicação, e vai precisar ser acompanhada por esse profissional após a alta, mas por enquanto a gente mantém a medicação que a cardiologista orientou. Para receber alta, a gente precisa terminar o tratamento de antibiótico”, informa a médica pediatra neonatologista da Fundação Santa Casa, Olívia Mota.

“Ela é uma bebê muito fofa, grande e linda. Como ela foge do nosso padrão de tamanho de recém-nascido, a princípio ela foi acomodada em um berço aquecido, pois não coube dentro do isolete (pequeno berço para crianças internadas em UTIs e UCIs) que a gente normalmente usa. Para ficar mais segura e confortável, a transferimos para uma cama pediátrica. Ela é o xodó de toda a equipe”, relata médica Olivia Mota.

Ela é um dos maiores bebês em registro no Brasil, nas últimas décadas. Conforme Paulo, pai da bebê, todas as roupinhas que foram adquiridas foram todas perdidas. “Não deu nela pelo tamanho. Agora estamos sem as roupas ideais para nossa filha. Agora temos que fazer um novo enxoval que atenda o seu tamanho”, relata o pai.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua