14/04/2022 - 9:41
A Marinha resgatou na quarta-feira (13) seis tripulantes (uma mulher e cinco homens) que estavam em uma embarcação, que afundou no último dia 27. O grupo foi resgatado da Ilha das Flechas (PA) após pescadores encontrarem um bilhete informando sobre o acidente e local onde estavam.
De acordo com as vítimas, a embarcação saiu de Santarém (PA), no dia 24 de março, com destino ao município de Chaves (PA). No entanto, durante a viagem, os tripulantes foram surpreendidos por um temporal e depois por um incêndio na cozinha da embarcação. Antes que o fogo se alastrasse, o grupo conseguiu chegar até a Ilha das Flechas (PA).
Quase duas semanas após o naufrágio, Joelson Silva da Costa e Jeferson Marcos dos Santos tiveram a ideia de escrever um bilhete informando sobre o acidente e o local onde estavam. A mensagem foi colocada dentro de uma garrafa e amarrada em uma boia.
Pescadores que estavam pescando na região costeira da ilha encontraram o bilhete e acionaram o socorro. Conforme a Marinha, uma aeronave foi enviada para resgatar os tripulantes. Após receberem os primeiros socorros na aeronave, eles foram encaminhados para um pronto socorro em Belém (PA).
#AgênciaMarinha | O final feliz do #resgate dos sobreviventes teve início de forma inusitada. Foi um bilhete, encontrado por pescadores em uma boia, que permitiu a Marinha, em conjunto com órgãos estaduais, montar uma operação de busca e salvamento. #CuidandoDaNossaGente pic.twitter.com/YiN5Oeb6Yz
— Marinha do Brasil (@marmilbr) April 14, 2022
Segundo as vítimas, eles passaram 17 dias na ilha, usando alimentos que estavam no barco, além de água da chuva. A Marinha do Brasil irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.