“É um assunto mais delicado do que a vacinação”, brincou o chefe da diplomacia alemã Heiko Maas, nesta segunda-feira durante sua visita a Ancara, tentando escapar de perguntas sobre a contratação do ex-jogador da seleção alemã Mesut Özil pelo Fenerbahçe, um dos grandes clubes de Istambul.

Özil, até agora no Arsenal, confirmou no domingo que assinou com o time turco, após vários meses sem jogar em Londres.

O jogador foi duramente criticado na Alemanha após posar para uma foto com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan em 2018. Ao considerar ter sofrido ataques racistas, Özil se retirou da seleção alemã devido à polêmica.

Erdogan mostrou sua solidariedade ao jogador após sua aposentadoria da seleção alemã, julgando o “racismo” de que foi vítima “inaceitável”. Em junho de 2019, Özil se casou em Istambul com Erdogan como padrinho.

Perguntado sobre a assinatura durante uma coletiva de imprensa em Ancara junto com seu homólogo turco Mevlut Cavusoglu, Maas brincou que “é uma questão mais delicada do que a vacinação”.

“Sei que os torcedores na Turquia são muito apaixonados. Mesut Özil teve grande sucesso com a seleção alemã – campeã mundial em 2014 -. Se ele jogar na Turquia, gostaria que ele tivesse sucesso também e espero que esteja feliz em Istambul”, acrescentou.

Segundo a imprensa turca, o jogador vai assistir à partida do campeonato local nesta segunda-feira, entre Fenerbahçe e Ankaragücü.

O clube está preparando uma grande cerimônia de apresentação do jogador, segundo informações da mídia turca.

De acordo com o diário esportivo Fanatik, Özil irá assinar com o clube turco por três anos e meio. O seu salário será de cinco milhões de euros (6,04 milhões de dólares) por temporada, segundo a mesma fonte.

A chegada de Özil gerou entusiasmo entre os torcedores do Fenerbahçe, mas também muitas críticas devido ao custo da transação, em um momento em que muitos clubes turcos estão enfrentando sérios problemas financeiros após gastos excessivos nos últimos anos.

De acordo com a agência de notícias DHA, Özil vai morar em uma casa localizada perto da residência de Erdogan, em Istambul.

raz-ezz/bg/pm/mcd/aam