O cantor Naldo Benny, 44, revelou, em entrevista ao jornal O Globo, que está lutando para perder gordura e firmar os músculos até o Carnaval de 2024. O cantor disse que, além de voltar para a academia, decidiu tomar Ozempic, testosterona e está se preparando para injetar o chip da beleza, um implante subcutâneo que possui vários hormônios que seriam liberados diariamente na corrente sanguínea.

+Bruna Biancardi quer família margarina e Neymar vida de ‘bon vivant’

+Cirurgião plástico analisa procedimentos que Rico Melquiades fez no rosto

“Estou com um nutrólogo que faz um pool de medicamentos na veia. Fico uma hora no consultório dele recebendo vitaminas, testosterona, isso é primordial. Porque a gente pode fazer dieta e exercícios, mas tenho 44 anos, então esses suplementos de manipulados ajudam para o shape vir mais rápido. A nossa ideia é daqui a pouco fazer o uso do chip para ajudar a fazer meu corpo trabalhar”, contou Naldo.

O artista ainda disse que o Ozempic tem ajudado a controlar sua fome no camarim antes ou após seus shows: “Com o uso do Ozempic, eu chego hoje no camarim já sem fome. Eu como um frango, uma fruta e já passa batido. Dá uma sensação de estar saciado o tempo todo. Essa é a grande diferença. Ainda não senti nenhum efeito colateral do medicamento. A noite eu não consigo comer, nem consigo tomar meu shake de proteína, por exemplo”.

“Já desinchei bastante, tenho facilidade de reter líquido, e o abdômen fica com o estômago meio alto, inchado. Já percebi que eu perdi esse inchaço, mas o peso ainda não mudou muito, porque à medida que a gente vai malhando, diminui a gordura, mas aumenta o músculo”, completou Naldo.

O medicamento foi aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2, mas se popularizou após estudos e relatos de usuários associarem seu uso à perda significativa de peso. O princípio ativo do remédio é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade.

IstoÉ Gente conversou com o Dr. Daniel Bratan, que é Nutrólogo e especialista em emagrecimento, que explicou tudo sobre o Ozempic. Confira!

“O medicamento Semaglutida (Ozempic) é considerado hoje uma das melhores medicações para a obesidade e emagrecimento. Diferente de todas as medicações do passado para o emagrecimento que atuavam no sistema nervoso central, ele tem atuação no trato gastrointestinal, o que evita os efeitos colaterais que as medicações do passado causavam por atuar especificamente no cérebro. O Ozempic age da mesma maneira que o hormônio GLP-1 que é produzido pelo nosso organismo no trato gastrointestinal”, começou o profissional.

“Toda vez que a pessoa se alimenta esse hormônio é produzido para avisar o cérebro que é necessário reduzir a fome, ou seja, ele sinaliza que pessoa está satisfeita. Dessa forma os pacientes que fazem uso da Semaglutida tem uma sensação de saciedade maior ingerindo menores quantidades de alimento, o que favorece o emagrecimento, uma vez que o paciente consegue ficar no famoso déficit calórico (comer menos e gastar mais ). Essa sensação de saciedade também ocorre pela melhoria na produção de insulina e pelo retardamento no esvaziamento gástrico que a medicação provoca”.

Eficácia

Um estudo internacional, realizado com mais de 2.000 pacientes e publicado no New England Journal of Medicine, mostraram uma perda de peso em torno de 17% nos pacientes que receberam uma injeção semanal da semaglutida, porém a depender do tratamento concomitante o paciente chegar a perder até 20% do peso inicial.

Tratamento

Vale ressaltar que o tratamento com a Semaglutida deve ser sempre acompanhado por um médico, pois pacientes que fazem uso da medicação por conseguirem manter uma ingesta alimentar pequena podem apresentar déficits de vitaminas e minerais importantes para o organismo, o que pode levar a sensações de cansaço, fadiga, indisposição e em alguns casos uma baixa do sistema imunológico durante o uso da medicação.

Para evitar a perda de vitaminas e minerais é necessário que durante o uso os pacientes estejam acompanhados de perto por um médico que poderá indicar as suplementações adequadas para que tais perdas não ocorram. E também o médico irá indicar a dose correta e realizar os ajustes necessários nas doses durante o tratamento.

Também é importante que durante o tratamento o paciente esteja em acompanhamento nutricional, de preferência com uma Nutricionista, para que junto do uso da medicação o paciente possa passar por uma reeducação alimentar que irá auxiliar o paciente na fase de manutenção quando a medicação for retirada.

Não podemos esquecer que tão importante quanto a medicação e o acompanhamento nutricional o paciente deve praticar atividade física, se liberado pelo seu médico. Isso porque o ganho de massa muscular, irá permitir o paciente se manter no peso adequado. O músculo é o maestro do nosso metabolismo, quanto mais músculos o paciente adquire com o tempo maior será a taxa metabólica, ou seja maior será o seu gasto de energia ao longo do dia e consequentemente menor será o acúmulo de gordura. Isso irá auxiliar no período de manutenção quando a medicação for retirada.

Lembrando que o tratamento de obesidade para que seja algo sustentável e não faça com que o paciente tenha o famoso efeito sanfona de perder peso e engordar novamente, esse tratamento precisa envolver a parte médica, o acompanhamento nutricional e a atividade física regular. Dessa forma o paciente além de perder peso reduzindo a incidência de diversas doenças associadas a obesidade ele muda o estilo de vida e aumenta sua longevidade saudável.

Alerta

A Semaglutida nunca deve ser usada sem acompanhamento médico, como toda medicação possui riscos e efeitos colaterais e somente um médico especialista será capaz de indicar a medicação e conduzir o tratamento de forma adequada.