MC Livinho sempre foi sinônimo de talento, versatilidade e presença de palco. Além de cantar com uma afinação elogiada por especialistas do segmento, ele dança, tem carisma e uma energia contagiante que conquista o público. Seu sucesso e reconhecimento no funk brasileiro não são frutos do acaso, mas sim de uma trajetória de muita dedicação e resiliência.
Aos 30 anos, Oliver Decesary Santos, nome de batismo do funkeiro, já construiu uma trajetória admirável no funk brasileiro. Nascido no bairro Jardim Pedra Branca, na Zona Norte de São Paulo, iniciou oficialmente sua jornada musical em 2012, mas foi em 2014 que estourou com “Mulher Kama Sutra” e, no ano seguinte, com “Deixa de Marra”. Desde então, consolidou-se como um dos principais nomes do funk paulista. Antes da fama, sua vida foi marcada pelo contato com a música, incentivado por sua mãe, fã de MPB. Teve uma passagem como violinista em uma igreja entre 2003 e 2008 e, enquanto lutava pelo reconhecimento no funk, trabalhou como garçom. Um artista que não foge à luta e que sempre demonstrou muita determinação. No entanto, sua recente decisão de ingressar em uma plataforma de conteúdo adulto me fez refletir sobre possíveis riscos para um artista, como ele, que tanto merece uma carreira duradoura. A questão é: até onde explorar a sensualidade sem comprometer a imagem?
O paralelo com Justin Bieber surge naturalmente. Em determinado momento, o marido de Hailey também apostou na imagem sensual para se conectar com seu público. Claro, são patamares diferentes de fama, mas assim como Bieber, Livinho também é um showman. Ele que já viralizou com performances icônicas como sua versão de “Stand By Me” no TVZ, provou seu enorme potencial vocal para consolidar-se como um artista ainda maior, inclusive, indo além do funk.
Mas, voltemos um pouco no tempo. Quem não se lembra da icônica campanha de cuecas da Calvin Klein em 2015, quando Bieber reformulou sua identidade e consolidou-se como um símbolo pop adulto? No entanto, essa mesma fase veio acompanhada de desafios: controvérsias, afastamento de marcas e um questionamento constante sobre os limites entre marketing e excesso. Certamente, Livinho enfrentará algo similar.
Sem dúvida alguma, a decisão de entrar em uma plataforma de conteúdo adulto é um passo bem mais ousado, mais arriscado. Se Bieber soube usar a imagem sensual como uma ferramenta de reposicionamento sem atravessar a linha do explícito, Livinho caminha para uma fronteira ainda mais delicada. Seu projeto promete bastidores inéditos, treinos na academia e cliques sensuais – mas, por hora, nada de nudez.
O desejo de aproveitar a oportunidade de um acordo milionário com a plataforma 18+ é até compreensível. Afinal, o entretenimento digital se expande, e a monetização de conteúdo exclusivo é um dos caminhos mais lucrativos para influenciadores na atualidade. Porém, temo que essa decisão gere perda significativa para participações em importantes programas de TV e prêmios de música, que reduza a demanda para se apresentar em eventos corporativos e até uma considerável redução de espaço na mídia tradicional. O que inicialmente pode parecer uma excelente oportunidade financeira pode se tornar um limitador para sua merecida expansão como artista.
Grandes marcas são criteriosas em suas escolhas. Muitas empresas evitam associar suas campanhas publicitárias a figuras que possam gerar controvérsias ou que estejam inseridas em contextos mais sensíveis. Justin Bieber, após sua fase de polêmicas, precisou de anos para reconstruir sua relação com o mercado e conquistar contratos milionários com marcas como Balenciaga e Apple Music. Livinho pode se beneficiar de uma estratégia parecida: manter o mistério, explorar sua versatilidade e investir em caminhos que garantam longevidade para sua carreira.
O dilema não é apenas do funkeiro. Grandes nomes da música internacional passaram por essa encruzilhada. Madonna, Prince e Beyoncé utilizaram a sensualidade como um elemento de sua arte, mas sempre com um controle estratégico sobre a narrativa.
Se a música sempre foi um jogo de imagem, a sensualidade pode ser um trunfo poderoso ou uma armadilha. Ou seja, todo cuidado é pouco. Cito um trecho do hit Azul Piscina, minha canção favorita de Livinho. Afinal, agora, cabe a ele decidir como quer ser lembrado: “Sei lá, posso me arrepender e me equivocar. Melhor meter um atestado do que eu vou precisar”.
Um show sobre as águas
A diva pop Mariah Carey será a atração principal do espetáculo Amazônia Para Sempre, em Belém, com um palco flutuante no rio Guamá. O evento, organizado pela Rock World, contará também com Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara. Ivete Sangalo foi confirmada pelo governador Helder Barbalho. O show não terá público, mas será transmitido pelo Multishow. Mariah ainda se apresentará no The Town 2025, no dia 13 de setembro, em São Paulo.
Preparativos
A Globo contratou Alex Atala para integrar o júri de Chef de Alto Nível, novo reality gastronômico que será apresentado por Ana Maria Braga. Além dele, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto completam o trio de especialistas. A atração é a versão brasileira de Next Level Chef, fenômeno nos Estados Unidos e Europa, e será exibida após a novela das nove. A emissora ainda não confirmou a data de estreia.
Chamadão
Ontem (24), foi ao ar o primeiro comercial anunciando a estreia do remake de Vale Tudo, que estreia em 31 de março de 2025 na tela da Globo. De acelerar o coração. Aquela sensação gostosa de que tem tudo para repetir o sucesso que foi em 1988. Na internet, a escalação de Bella Campos como Maria de Fátima gerou críticas, apontaram falta de expressão. Também surgiram dúvidas se Débora Bloch conseguirá entregar uma Odete Roitman à altura da original, vivida pela memorável Beatriz Segall. Acho precipitado qualquer julgamento. Mas já adianto: gostei de tudo que vi na chamada. Além disso, fica evidente que a emissora está investindo forte na divulgação dessa grande estreia.
Retornando à TV
Escrita pela competente Manuela Dias, a novela traz de volta alguns talentosos atores que estavam afastados dos folhetins. Maria Padilha, longe das tramas desde A Regra do Jogo (2015), fará uma participação especial como Laurita Vargas, uma ricaça da alta sociedade. Henri Castelli retorna após cinco anos sem atuar em novelas, enquanto Luis Salem, afastado da Globo desde 2014, viverá o mordomo Eugênio. Oscar Magrini, sem papéis na emissora desde 2019, também está confirmado no elenco.
Quem dá mais
O armário utilizado por Neymar no vestiário da Vila Belmiro será leiloado na 5ª edição do evento beneficente do Instituto Neymar Jr. A peça foi removida durante a reforma do estádio e agora se junta a outros itens icônicos do craque, como chuteiras, camisas e um cofre pessoal. O evento, que sempre reúne grandes nomes do esporte e do entretenimento, destina os valores arrecadados a projetos sociais da instituição que leva o nome do craque. Parabéns pelo comprometimento e excelente trabalho do jogador, de Neymar Pai e toda equipe do instituto.
Até amanhã!