Ouro sobe com dólar mais fraco e possibilidade de guerra comercial

O contrato futuro de ouro fechou em forte alta nesta quarta-feira, 24, em meio a um cenário de enfraquecimento do dólar e com a possibilidade de uma guerra comercial que envolva os Estados Unidos no radar.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato de ouro para entrega em fevereiro avançou 1,47%, a US$ 1.356,30 por onça-troy.

Os preços do ouro registraram forte avançando, encerrando a sessão no maior nível desde setembro, à medida que o dólar atingiu novas mínimas depois que o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que uma moeda americana mais fraca era algo positivo para o comércio. De acordo com o principal analista de metais preciosos do HSBC, James Steel, “a fraqueza recente do dólar tem sido chave para o ouro ir mais alto”.

Além disso, a moeda americana caiu ainda mais durante a tarde, com os investidores avaliando a possibilidade de uma guerra comercial envolvendo os EUA. As recentes medidas protecionistas sancionadas pelo presidente americano, Donald Trump, continuam repercutindo. O governo americano defendeu as ações em Davos durante o Fórum Econômico Mundial e fez novas críticas à China. Para Steel, algumas compras de contratos de ouro aconteceram devido à fricção comercial envolvendo Washington. Fonte: Dow Jones Newswires