Ouro recua pela terceira sessão seguida em NY, com maior apetite por risco

O contrato futuro de ouro fechou em queda nesta quinta-feira, 26, pela terceira sessão consecutiva, com o aumento do apetite por risco por parte dos investidores, que se voltaram para os mercados acionários americanos.

O contrato para fevereiro negociado na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fechou em queda de 0,67%, a US$ 1.189,80 por onça-troy.

As expectativas para uma aceleração do crescimento econômico, de alta da inflação e de um aperto monetário fizeram com que o dólar subisse ante os principais rivais, assim como os rendimentos dos Treasuries e os índices acionários, que aceleraram os ganhos na sessão de hoje. O movimento se iniciou na esteira dos decretos assinados pelo presidente Donald Trump, que vem cumprindo parte das promessas de campanha e reafirmando que irá aumentar os investimentos em infraestrutura.

Apesar da atual tendência de baixa, alguns analistas afirmaram que as constantes ameaças ao crescimento global e à estabilidade política devem tornar 2017 um ano positivo para o ouro.

Segundo analistas da Panmure Gordon, o metal precioso irá recuperar o seu status de “paraíso” para os investidores com base no Índice de Incerteza de Política Econômica, que atingiu o seu nível mais alto em mais de 80 anos com dados do fim de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires