O contrato futuro de ouro fechou em leve alta nesta segunda-feira, 23, tendo sido pressionado pelo dólar mais forte durante todo o dia, mas ganhando um pouco de força no fim do pregão.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para dezembro avançou 0,03%, a US$ 1.280,90 por onça-troy. Com isso, o metal precioso abandona uma série de quatro declínios em cinco sessões.

A vitória do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nas eleições gerais do país e o euro mais fraco devido às tensões entre Catalunha e o governo central da Espanha fizeram com que o dólar se fortalecesse.

Além disso, analistas comentaram que riscos políticos arrefecidos eliminaram algum medo do mercado, apoiando ativos mais arriscados, como ações, enquanto o ouro perdeu a briga, já que é favorecido em tempos de turbulência geopolítica.

“Há, talvez, melhores oportunidades em outros ativos”, disse o diretor-gerente de pesquisa de commodities da BMO Capital Markets, Colin Hamilton.

Os investidores também estão monitorando as últimas notícias de Washington para obter atualizações sobre a proposta republicana de revisão no código tributário que apoiou o dólar e prejudicou o metal precioso recentemente. Fonte: Dow Jones Newswires.