O ouro fechou em queda o pregão desta quarta-feira, 29, à medida que investidores acompanham a retomada das conversas com o Canadá, após o anúncio de um acordo entre Estados Unidos e México.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em dezembro fechou em baixa de 0,23%, a US$ 1.211,50 a onça-troy.

O alívio de tensões à espera de um acordo comercial com o Canadá ganhou força nesta quarta após o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmar que existe a possibilidade de um acordo do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) ser fechado até sexta-feira.

Mais cedo, a ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, disse estar otimista com as conversas a respeito Nafta.

As declarações foram feitas logo antes do início de uma reunião com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer.

O cenário de otimismo em relação ao comércio pressiona os preços dos contratos futuros do ouro, considerado um ativo de segurança.