O contrato futuro de ouro encerrou o pregão desta quarta-feira, 27, em baixa, à medida que o dólar apresentou ganhos em relação a outras moedas principais e emergentes.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em abril fechou em baixa de 0,35%, para US$ 1.310,40 por onça-troy.

O aumento da procura por títulos públicos em todo o mundo apontou para o aumento do apetite por ativos considerados seguros. Mesmo assim, o ouro, que é um desses ativos, não foi procurado pelos agentes, após ser afetado pela força do dólar. Por ser cotado na moeda americana, o metal precioso tende a cair quando o dólar sobe, já que fica mais caro para investidores que operam em outras divisas.

“Parece que o dólar é capaz de seguir em alta, apesar dos dados dos Estados Unidos, e isso tem de ser desencorajador para o campo do ouro”, disseram analistas da Zaner Metals em nota a clientes.

Baixas taxas de juros tendem a sustentar a demanda por ouro, que não oferece rendimento, enquanto o dólar mais forte exerce pressão contrária. Fonte: Dow Jones Newswires.