O contrato futuro de ouro fechou em leve queda nesta terça-feira, 26, com os investidores digerindo o primeiro dia de depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, no Congresso dos Estados Unidos, no qual o dirigente apoiou o modo de “esperar para ver” em relação ao caminho a ser adotado para as taxas de juros no país.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em abril recuou 0,08%, para US$ 1.328,50 por onça-troy.

Nesta terça-feira, Powell deu uma “mensagem clara de que a política do Fed continuará dependente de dados à medida que as perspectivas mudam”, disse o analista sênior de mercados da Oanda, Edward Moya. “Ele foi bem-sucedido em explicar claramente que não está pré-julgando qual será o próximo passo na política. As atuais probabilidades implícitas ainda não mostram nenhuma mudança na política ao longo de 2019”, afirmou.

Powell também “destacou as preocupações que afetam o crescimento dos EUA e do mundo”, incluindo incertezas em torno das tensões comerciais, do Brexit e as preocupações com o endividamento nos EUA. Essas observações foram, talvez, aumentando o interesse dos investidores em ouro como um investimento seguro”, comentou o diretor executivo da GraniteShares, Will Rhind.

Normalmente, o dólar mais fraco e a ausência de um forte sell-off nas bolsas em Nova York tendem a deixar o ouro mais atraente para investidores, que é tradicionalmente visto como um ativo seguro em tempos de incerteza. Mesmo assim, os preços do metal precioso caíram nesta terça-feira, em um ambiente de realização de lucros após várias altas seguidas do ouro. Fonte: Dow Jones Newswires.