O contrato futuro de ouro fechou em leve alta nesta terça-feira, 25, com o dólar se mostrando mais suave em relação a outras moedas principais, no dia anterior à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que deve render o terceiro aumento das taxas de juros este ano – um desenvolvimento negativo para o ouro, à medida que o aperto monetário poderia impulsionar a cotação da moeda americana.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o contrato de ouro para entrega em dezembro fechou em alta de 0,06%, para US$ 1.205,10 por onça-troy.

Taxas de juros mais altas nos Estados Unidos tendem a impulsionar o dólar e a reduzir a demanda por ativos como o ouro, que oferecem menos retorno do que outros itens, como os títulos públicos americanos. No entanto, o ouro subiu modestamente nesta terça-feira, mesmo com o retorno da T-note de dez anos se aproximando do maior nível em sete anos.

A reunião de política monetária do Fed termina nesta quarta-feira e o mercado está precificando mais de 90% de chance de um aumento na taxa dos Fed funds de 25 pontos-base. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, 75 instituições financeiras acreditam em uma elevação nos juros esta semana, enquanto 72 veem mais um aumento em dezembro como quase certo.

“O aumento dos juros já foi precificado, mas os investidores de ouro estão à procura de insights sobre as projeções econômicas e da coletiva de imprensa de Jerome Powell”, disse o analista sênior de câmbio Alfonso Esaparza, da Oanda. Para ele, um discurso neutro para dovish de Powell poderia impulsionar os preços do ouro, especialmente se houver menções aos riscos de turbulência no cenário do comércio global. (Com informações da Dow Jones Newswires)