O contrato futuro de ouro oscilou durante o pregão nesta terça-feira, 11. Mais cedo, ele chegou a subir, apoiado pela incerteza em questões como a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit. Ao longo do dia, contudo, o dólar mais valorizado pressionou o metal, que fechou em baixa.
O ouro para entrega em fevereiro fechou em queda de 0,18%, em US$ 1.247,20 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).
A incerteza com o Brexit fez o contrato chegar a atingir máxima desde julho. A premiê do Reino Unido, Theresa May, busca apoio de autoridades da Europa para garantir mais esclarecimentos sobre o tema, a fim de ganhar votos no Parlamento britânico para fechar o acordo.
Caso contrário, May disse que seu governo continua os preparativos para a eventualidade de uma saída sem acordo, o que seria a pior alternativa para a economia do país, segundo as projeções.
Na avaliação do Commerzbank, caso continue, a incerteza sobre o Brexit deve manter a demanda por ouro em patamar alto.
No câmbio, porém, o dólar avançou ante outras moedas fortes nesta terça, o que torna o metal, cotado na divisa americana, mais caro para os detentores de outras moedas.
Com isso, a valorização do dólar pressionou o ouro, que terminou o dia em baixa. (Com informações da Dow Jones Newswires)