O ouro fechou em queda nesta quinta-feira, 23, pressionado pelo dólar mais forte ao redor do mundo.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em dezembro fechou em baixa de 0,77%, a US$ 1.194,00 a onça-troy.

O dólar opera em alta hoje frente a outras moedas principais e divisas emergentes depois que os EUA confirmaram a imposição de tarifas de 25% a mais US$ 16 bilhões em produtos chineses, levando Pequim a tomar contramedidas do mesmo tamanho. As novas tarifas entraram em vigor em meio a discussões comerciais entre autoridades americanas e chinesas que tiveram início ontem, em Washington, e prosseguem nesta quinta-feira.

Investidores também estão atentos à abertura hoje do simpósio anual do Federal Reserve (Fed, o banco central americanos) em Jackson Hole, onde o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso amanhã às 11h (de Brasília).

O metal amarelo está perto de seu nível mais baixo desde o início de 2017, prejudicado pela força do dólar e pelos rendimentos mais elevados do Tesouro, que, segundo alguns analistas, tornam o metal seguro menos atraente para os investidores.